Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS E COMPLEXIDADE: um estudo de caso sobre o espaço ocupacional das Funções Gratificadas no IFSP Campus Araraquara
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Palavras Chave

Competências
Complexidade
Gestão de pessoas

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Matheus Bossi Minale
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP)
2 - Cristina Lourenço Ubeda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) - Curso de Administração

Reumo

Alguns conceitos da gestão estratégica de pessoas, inicialmente explorados apenas nas organizações privadas, alcançaram paulatinamente o setor público brasileiro, como é o caso dos conceitos de competência. A vantagem de trabalhar a competência, aliada aos conceitos de complexidade e espaço ocupacional, está na capacidade que esta interligação permite para mensurar a entrega e a agregação de valor do colaborador para a organização, bem como estabelecer parâmetros para valorização do indivíduo em função das suas entregas.
Na gestão pública, a gestão de competências surge como um dentre várias modelos que nasceram nas fronteiras das organizações privadas e que foram trazidas para o setor público pelas reformas gerenciais, como opção de direcionamento dos planos de gestão das relações de trabalho e de educação. A necessidade de buscar novos caminhos que promovam as capacidades de adaptação, inovação e aprendizagem justificam as tentativas de aplicação desta ferramenta, pois estes requisitos são essenciais às organizações que desejam estar adequada a dinamicidade dos ambientes contemporâneos.
O objetivo desta pesquisa é analisar as competências e características da complexidade no espaço ocupacional das Funções Gratificadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Araraquara, uma organização pública de ensino médio, técnico, tecnológico e superior.
Realiza-se um estudo de caso no IFSP Campus Araraquara através da análise triangulada de múltiplas fontes de dados, sendo elas: 1. a sistematização de um referencial teórico sobre competências e complexidade direcionado ao contexto da administração pública; 2. a análise documental na organização; e 3. o questionário aplicado junto aos servidores que ocupam as Funções Gratificadas alvos do estudo (11 coordenadores) e às suas respectivas chefias (3 diretores).
Apesar das dificuldades decorrentes das heranças do período burocrático na administração pública, verifica-se uma possibilidade ampla de desenvolvimento da gestão de competências. Os principais resultados apontam que: o trabalho das Funções Gratificadas está cada vez mais atrelado às decisões tomadas pelos seus colaboradores, graças à importância dada para a capacidade de relacionamento, comunicação e adaptação à mudança; e as direções e coordenações devem trabalhar conjuntamente no intuito de alinhar as expectativas institucionais com as entregas no espaço ocupacional.
A proposta de um leque de competências a fim de compreender as questões e os desafios da gestão de pessoas nas organizações públicas. O leque de competências indicado para as Funções Gratificadas no IFSP vão além das atribuições encontradas em documentos institucionais, pois considera questões do geral ao particular, desde as capacidades que o servidor precisa demonstrar para ser considerado eficaz em sua função, até as capacidades de conduta e valores pessoais intrínsecas aos servidores que influenciam seu desempenho.