Resumo

Título do Artigo

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO, DIFERENCIAÇÃO E DESEMPENHO: uma pesquisa com vinícolas brasileiras
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Palavras Chave

Posicionamento estratégico
Diferenciação
Desempenho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Cristiano Pinto Klinger
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA
2 - Elvis Silveira-Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA
3 - Gabriela Jurak de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PPGDTSA
4 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

A busca pelo entendimento da melhor estratégia a ser assumida pela organização com vistas a obtenção de desempenho superior aos concorrentes e, conseguinte, vantagem competitiva é fonte motivadora de diversas pesquisas de cientistas da área de estratégia e expectativa de tomadores de decisões por resultados que possam ser replicados em suas empresas. Neste sentido, compreender como as organizações se posicionam frente aos obstáculos impostos a elas, seja por ambientes internos ou externos, torna-se fundamental para entender todo o processo de formulação de estratégias.
O objetivo da pesquisa consiste em verificar se o posicionamento estratégico dos gestores influencia na tomadas de decisões direcionadas a diferenciação e, se estas impactam no desempenho da indústria vinícola brasileira. Justifica-se o desenvolvimento desta pesquisa pela perspectiva acadêmica pela não identificação de pesquisas com este framework, sendo corroborado por Vieira et al. (2012). A pesquisa de Silveira-Martins (2012) é a que possui maior proximidade, no entanto a abordagem foi direcionada ao posicionamento estratégico e ambidestria organizacional.
Slater, Olson e Hult (2006) afirmam que o tipo de posicionamento assumido no momento da formulação das estratégias organizacionais é considerado um elemento impactante na busca por um desempenho superior. Por outro prisma, Husrt, Rush e White (1989) Slater e Olson (2000), destacam que a responsabilidade para o start do posicionamento da organização e da alta gestão da organização. Ademais, Barros, Bortoluzzo e Arruda (2018) destacam que a formulação de estratégicas direcionadas a diversificação de negócios é justificada pelo fato de serem minimizados os riscos ao desempenho da empresa.
O desenvolvimento da investigação científica foi conduzido considerando a pesquisa quantitativa e técnica survey, onde a amostra, por conveniência, foi composta por 123 vinícolas localizadas em diferentes regiões do Brasil. Neste sentido, a amostra é caracterizada como senso proveniente de: 78,86% do Rio Grande do Sul; 13,01% de Santa Catarina; 2,44% do Paraná; 2,44% de São Paulo; 1,63% da Bahia; e 1,63% de Pernambuco. Foram utilizados questionários validados para a coleta dos dados. A análise foi realizada considerando técnicas estatísticas multivariadas.
Ao analisar o modelo geral é possível observar que existe associação positiva (0,036) entre o posicionamento proativo e a diferenciação e significante (0,000
Conclui-se que as organizações vinícolas que possuem posicionamento proativo desenvolvem estratégias de diferenciação que, por conseguinte, gera desempenho. O que é proporcionalmente inverso quando adotado o posicionamento analista. Diante deste cenário, e seguindo os ensinamentos de Miles e Snow (1978), conclui-se que os gestores vinícolas devem diretamente e frequentemente engajar-se em novos problemas ou oportunidades para a organização, antes que o planejamento já detalhado seja concluído, buscando assim novas oportunidades para o empreendimento.
MILES, R. E.; SNOW, C. C. Organizational Strategy, Structure, and Process, New York : McGraw-Hill, 1978. OYEWOBI, L.O.; WINDAPO, A.; ROTIMI, J.O.B. Relationship between decision-making style, competitive strategies and organisational performance among construction organisations. Journal of Engineering, Design and Technology, Bingley, v. 14, n. 4, p. 713-738, 2016. SUTTER, M. B.; MACLENNAN, M. L. F.; PÓLO, E. F.; STREHLAU, V. I. Diferenciação e Competitividade da Oferta de Moda Brasileira no Mercado Internacional. Revista de Administração Mackenzie, v. 17, n. 1, p. 165-196, 2016.