Resumo

Título do Artigo

A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EGRESSO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
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Palavras Chave

IDENTIDADE
PROFISSÃO
ADMINISTRAÇÃO

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - Ana Carolina Silva Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - FLORESTAL
2 - Adriana Ventola Marra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS - CAMPUS DE FLORESTAL

Reumo

A passagem da conclusão do curso de graduação para o mundo do trabalho é marcada por um autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e, por isso a afirmação como profissional demanda um espaço de tempo, marcado por novas interações e formas de socialização. (COHEN-SCALI,2003). A partir da preparação para a entrada no mercado de trabalho, da atuação como profissional, da formação acadêmica, das experiências vividas e dos processos de socialização entre patrões, líderes, liderados, clientes, colegas, entre outros, há a formação de uma identidade profissional (DUBAR, 2005).
Pensando nas diversas atuações e papéis, entende-se que possa haver certa dificuldade na construção da identidade profissional do administrador, principalmente para aqueles que são recém egressos das universidades. Com isso, o presente estudo buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: Como o egresso do curso de administração está construindo sua identidade profissional? teve-se como objetivo geral identificar como vem sendo construída a identidade profissional de egressos que se graduaram há, no máximo, três anos, em Administração.
A identidade profissional começa a ser construída antes mesmo da entrada para o mercado de trabalho e é delimitada a partir da inserção do indivíduo na sociedade, ou seja, na infância, na escola, no convívio com colegas e professores. Tal construção se intensifica, principalmente, no momento da escolha profissional (COHEN-SCALI,2003). Dubar (2005) esclarece que não é sempre que há uma concordância entre o que o sujeito é enquanto profissional atuante, com o que ele almejava ser enquanto estudante. Um dos motivos de tal divergência é decorrente das representações sociais.
Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa descritiva (CHIZOTTI, 2006). O posicionamento epistemológico foi o do construcionismo social, em que o foco foi nos sujeitos estudados por meio das suas diferentes construções sociais.Os sujeitos investigados foram os egressos do curso de administração da UFV-CAF (Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal) .A coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas.A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (1977).
Foram estabelecidas seis categorias terminais: (1) o motivo de terem cursado administração, (2) a trajetória profissional dos egressos antes e a partir do momento da formação como administradores, (3) a percepção quanto às contribuições do curso para a transição universidade-mercado de trabalho, (4) ás compreensões quanto às transformações na identidade profissional, (5) o reconhecimento de si como administrador e do „‟outro‟‟ e (6) as expectativas dos egressos quanto ao futuro.
Com o presente trabalho foi entendido que a experiência de ter cursado uma graduação, Administração, em especifico, trouxe aos indivíduos estudados novos posicionamentos, uma bagagem de conhecimentos e novas relações entre si e a sociedade. Por isso, uma nova forma de si mesmo, enquanto profissional, com o desejo de buscar novas oportunidades, crescer profissionalmente e ser reconhecido. Houve um distanciamento entre a pessoa que entrou na graduação e a que saiu. Nas diferentes temporalidades, os sujeitos demonstraram as diferentes construções e reconstruções da identidade profissional.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. COHEN-SCALI, V.The influence of family, social, and work socialization on the construction of the professional identity of young adults.Journal of Career Development, v. 29, 2003. DUBAR C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.