Resumo

Título do Artigo

PRECIFICAÇÃO DAS EMISSÕES DE GÁS CARBÔNICO DO TRANSPORTE DE GRÃOS: IMPACTOS NA COMPETITIVIDADE DAS SOLUÇÕES MULTIMODAIS
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Palavras Chave

Transporte
Emissão de CO2
Agronegócio

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Fernando Vinícius da Rocha
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Abner Matheus João
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
3 - Everton Lima Costa
-
4 - José Vicente Caixeta Filho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ

Reumo

ESALQ-LOG: Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial
Oo presente artigo tem o objetivo de analisar e discutir possíveis impactos da precificação das emissões de CO2 nas áreas de influência das soluções logísticas. O trabalho analisará, considerando esses dois projetos de infraestrutura de transporte, o comportamento dos fluxos de transporte de grãos exportados pelo Mato Grosso em diferentes cenários de precificação da emissão do gás carbônico. Ou seja, não apenas os custos de transporte serão determinantes na área de influência de cada corredor de transporte, mas também o custo de emissão atrelado à utilizada de cada solução logística.
No Brasil, de 1990 a 2010, o setor da agricultura correspondeu a 17,29% de toda emissão de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil, de acordo com dados da United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC, 2017). O setor de energia é o terceiro maior emissor, com cerca de 13,24% em todo o período, sendo que a atividade de transporte geral representa 45,48% dessa parcela – aproximadamente 6,25% do total de GEE emitido no país.
As análises desse artigo objetivam discutir o impacto da precificação das emissões de CO2 atrelada às atividades de transporte na competitividade das soluções logísticas encontradas atualmente pelos exportadores de soja e milho, além de dois projetos ferroviários atualmente considerados pelo governo federal. A análise comparativa é realizada à nível municipal no estado do Mato Grosso, o qual contempla um total de 141 cidades, cujos dados de produção de grãos em 2016 foram obtidos junto ao IBGE (2018).
A partir das análises apresentadas na seção anterior deste artigo, o trabalho evidencia que em um cenário de precificação das emissões de CO2 nas operações de transporte acarretaria em alterações significativas na área de influência das soluções logísticas disponíveis aos exportadores mato-grossenses.
Convergindo com a expectativa inicial do trabalho, a cobrança por toneladas de CO2 emitida na operação de transporte tende a favorecer soluções logísticas multimodais, como é o caso dos dois projetos de infraestrutura ferroviária consideras neste estudo.
ESALQ-LOG. Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial. 2018. FARIA, A. M. de M. Perspectivas para o desenvolvimento de Mato Grosso. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2014. . Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2018. IBGE MME. Ministério de Minas e Energia. Balanço energético nacional 2015: Análise Energética e Dados Agregados. Brasília/DF, 2015.