Resumo

Título do Artigo

NÍVEL DE ABRANGÊNCIA DA INFORMAÇÃO AMBIENTAL DIVULGADA NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DE EMPRESAS BRASILEIRAS COM POTENCIAL DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE
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Palavras Chave

Disclosure Ambiental
Divulgação Abrangente
Lei 10.165/2000

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - MARIA RAFAELA DE OLIVEIRA FREITAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria/PPAC
2 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
3 - Vicente Lima Crisóstomo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Depto de Contabilidade/Faculdade de Economia

Reumo

Divulgar ações de responsabilidade ambiental sinaliza o compromisso da firma em atender pressões por demanda informacional de stakeholders, além de buscar legitimar-se perante a sociedade e obter ganho de reputação e melhora de imagem. A literatura recente tem apontado a necessidade de ampla abrangência da divulgação de responsabilidade ambiental. Esta ampla divulgação requer da empresa não apenas um grande volume de informação acerca de sua responsabilidade ambiental, mas, sobretudo, informação mais detalhada e aprofundada, com melhor nível de compreensão e com mais qualidade.
O grau de abrangência da divulgação de ações de responsabilidade ambiental da empresa brasileira indica a importância efetiva dada pela empresa ao tema. Neste ramo de estudo, este trabalho pretende responder à seguinte pergunta de pesquisa: Qual o nível de abrangência da informação sobre responsabilidade ambiental divulgada em relatórios de sustentabilidade de empresas com potencial de impacto ao meio ambiente? O trabalho objetiva avaliar o nível de abrangência da informação divulgada sobre responsabilidade ambiental da empresa brasileira juntamente com seu potencial de impacto ambiental.
Mensurar o grau de divulgação de informação em relatórios de sustentabilidade exige avaliar-se o conteúdo da informação. Um relato aprofundado exige a divulgação de visão e objetivos, de ações gerenciais com projetos, e indicadores de desempenho. O enfoque Stakeholder preconiza que pressão de stakeholders é capaz de impulsionar a mais ampla divulgação de ações ambientais da empresa. O entorno legal também pode ser capaz de pressionar por mais ampla divulgação de informações ambientais através de instrumentos legais como é o caso da Lei 10.165/2000 que pode ter efeito positivo neste sentido.
Utilizou-se uma amostra de 200 empresas listadas na BM&FBovespa no período 2014-2015 que divulgaram relatório de sustentabilidade nas diretrizes da GRI, sendo estas com potencial de impacto ambiental segundo a Lei 10.165/2000. Realizou-se análise de conteúdo nos relatórios das empresas para verificar a abrangência da informação divulgada em itens da dimensão ambiental. Foram propostas métricas para mensurar o nível de abrangência da informação do relatório. Foi realizada análise descritiva e feito testes de comparação de médias do nível de abrangência entre empresas de alto e médio impacto.
Os resultados sinalizam que há uma mais elevada proporção de itens cobertos pelos três tipos de informação - visão e objetivos, ações gerenciais com projetos, e indicadores de desempenho – apesar de ainda haver alta proporção de itens sem divulgação. Foi observado um nível superior de abrangência da divulgação ambiental para empresas de setores de médio impacto ambiental comparativamente às de alto, contrariamente ao esperado. Em se tratando de relatório voluntário empresas de mais alto impacto poderiam estar menos propensas a divulgar informações mais sensíveis evitando exposição em excesso.
Os resultados mostram que há um alto grau de abrangência dos relatórios ambientais apesar de haver ainda muito a avançar no Brasil. Empresas de médio impacto ambiental têm dedicado mais esforço para divulgar informação ambiental mais aprofundada. Ação ambiental nestes setores pode estar mais intensa como também pode haver menos informações com alto grau de sensibilidade como em setores de alto impacto que podem não estar priorizando a divulgação de informação mais sensível. Estes resultados complementam achados prévios sob o arcabouço teórico da prática do disclosure ambiental.
Bouten, L., Everaert, P., Van Liedekerke, L., De Moor, L., & Christiaens, J. (2011). Corporate social responsibility reporting: A comprehensive picture? Accounting Forum, 35(3), 187-204. Dye, R. A. (2001). An evaluation of essays on disclosure and the disclosure literature in accounting. Journal of Accounting and Economics, 32, 181–235. Freeman, R., & Phillips, R. A. (2002). Stakeholder theory: A libertarian defense. Business Ethics Quarterly, 12(3), 331-350.