Resumo

Título do Artigo

REDES SOCIAIS DE UM E DOIS MODOS: TRAJETÓRIA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Produção científica
Ensino e pesquisa em administração e contabilidade
Redes sociais

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Henrique César Melo Ribeiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba-PI
2 - Rosany Corrêa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Parnaíba

Reumo

Estudos que focam sobre a análise da produção científica de temas e ou áreas do conhecimento, estão cada vez mais em evidência e destaque em termos mundiais, ocupando assim um lugar de realce em diversos meios de comunicação científicos. O EnEPQ é um espaço de discussão acadêmica de temas relevantes no âmbito do Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, objetivando promover a interlocução entre pesquisadores dessa área do saber e, com isso, auxiliar no aperfeiçoamento da referida área do conhecimento no Brasil, observando, preferencialmente, os temas de interesse destacados.
Qual a trajetória da produção científica dos artigos divulgados no EnEPQ durante os anos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015? O objetivo do estudo é: analisar a trajetória da produção científica dos artigos divulgados no EnEPQ nos anos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015. Justifica-se a realização desta pesquisa, em decorrência desta evidenciar informações contemporâneas sobre o campo do saber EPAC, à luz do evento científico EnEPQ mediante os artigos publicados por este nos anos de 2007, 2009, 2011, 2013 e 2015, sob a ótica da análise de rede sociais de um e dois modos.
A produção científica de artigos publicados sobre a área do conhecimento EPAC vêm evoluindo de maneira sistêmica nos meios de comunicação acadêmico nos últimos anos, especialmente, em eventos científicos como o caso do EnANPAD e da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – Anpcont aperfeiçoando e difundindo as mencionadas áreas do saber no panorama acadêmico brasileiro. Observa-se que esses estudos acadêmicos trazem para o panorama da administração e contabilidade pensamentos, reflexões, insights, ideias acerca dos progressos da área do conhecimento EPAC.
Os dados foram coletados no site da ANPAD. Os estudos abrangidos nesta pesquisa científica foram especificamente do evento científico EnEPQ. Este procedimento possibilitou identificar 520 estudos publicados durante os períodos que foram realizados o evento EnEPQ. Foi realizada a análise dos dados mediante os seguintes indicadores de rede social de um e dois modos: autoria; rede dos autores; rede das IES; rede two-mode (autores e IES); e rede two-mode (autores e temas). Estes indicadores foram mensurados e capturados, usando os softwares UCINET 6 e NetDraw for Windows e Microsoft Excel 2007.
Os conhecimentos aferidos aqui tem como papel, passar aos leitores, docentes, discentes, pesquisadores juniores ou seniores a importância que a mencionada área tem para as Ciências da Administração e Contabilidade respectivamente, identificando, aferindo, visualizando, manifestando informações e saberes que colaborarão para o desenvolvimento de mais trabalhos científicos na área; contribuirão para ampliar e fazer surgir novos grupos de estudos nesse campo científico; e fomentando os laços nas redes de coautoria e das IES, tanto no 1-mode como no 2-mode, impactando em suas maiores densidades.
Como limitação, esta investigação se deparou em analisar a produção científica somente de um evento específico da ANPAD, o EnEPQ, entretanto, tanto a questão de pesquisa, como também o objetivo do trabalho foi respondido e alcançado respectivamente. Sugere-se ampliar a investigação, mediante mensurações comparativas com outros eventos análogos ao que foi trabalhado aqui, no âmbito nacional e também no panorama internacional. Tal iniciativa, alargará as informações contempladas nesta pesquisa, replicando o conhecimento, e, auxiliando no fomento e evolução de publicações sobre o EPAC.
JABBOUR, C. J. C.; SANTOS, F. C. A.; BARBIERI, J. C. Gestão ambiental empresarial: um levantamento da Produção científica brasileira divulgada em periódicos da área de administração entre 1996 e 2005. RAC, v. 12, n. 3, p. 689-715, 2008. TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais de dois modos: aspectos conceituais. TransInformação, v. 25, n. 3, p. 245-253, 2013. TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos atores no fluxo da informação. Encontros Bibli, n. spe 1, p. 75-91, 2006.