Resumo

Título do Artigo

Influência da Problematização no Aprendizado de Estudantes de Graduação: Comparação entre Dois Casos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Ensino em Administração.
PLS-SEM
Aprendizagem.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Lucas dos Santos Costa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA)
2 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CCSA - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Recentemente, percebe-se uma tendência mundial de popularização e democratização do ensino superior, entretanto, rápidas processos expansionistas podem significar estruturação precária, tal qual relatado na literatura com a falta de professores qualificados para ensinar, além de muitos outros que se prendem a paradigmas antigos, fato que retarda ainda mais a formação de novas mentalidades responsáveis por renovar o sistema.
Baseado na construção de novos paradigmas, novas estratégias de ensino tem surgido, a aprendizagem baseada em problemas é uma delas, sendo assim, no presente de trabalho de pesquisa propõe-se um modelo teórico sob a hipótese da influência do nível de problematização em disciplinas de utilizam PBL no, respectivo, nível de aprendizagem dos alunos. Por conseguinte, este artigo é possui o objetivo de responder o seguinte questionamento: o nível de problematização proposto para um componente curricular de graduação em administração influencia no nível de aprendizagem de seus discentes?
Baseado nos principais tópicos de vantagens e desvantagens da PBL de Wood (2002) e com base no instrumento de coleta de dados desenvolvido por Figuerêdo (2012) e Santos, Figuerêdo e Wanderley (2013) foi construído o arcabouço teórico do presente trabalho de pesquisa, seguindo tanto autores seminais quanto de pesquisas empíricas na área de gestão.
Sobre a natureza das variáveis trata-se de uma pesquisa quantitativa, de grau investigativo exploratório e descritivo com amostragem não probabilística por conveniência, onde na análise de dados foi empregada modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) com utilização de coeficiente correlação de ordem de ranqueamento de Spearman (rho), análise de confiabilidade composta e consistência interna (através do coeficiente alfa de Cronbach), na etapa de validação utilizou-se o critério de Fornell-Larcker para a validade descriminante e variância média extraída para a validade convergente do modelo.
Os principais resultados demonstram a qualidade de ajuste do modelo de acordo com os principais critérios estabelecidos na literatura, conseguindo confiabilidade de consistência interna, validade convergente e validade discriminante no modelo de mensuração, enquanto que conseguiu significância estatística para suportar as hipóteses do modelo estrutural de caminhos.
Percebe-se que após o processo de verificação validade e confiabilidade, as contribuições práticas do estudo demonstra empiricamente a existência estatisticamente significante de variável ambiental como mediadora entre o nível de problematização de um componentes curricular universitário na percepção de aprendizagem de seus alunos. Em estudos futuros surgem diversas opção de aprimoramento da escala e experimentos laboratoriais e de campo.
HAIR JR., J. F. et al. Advanced issues in partial least squares structural equation modeling. 1. ed. Los Angeles: Sage Publications, Inc., 2018. SANTOS, Simone C. dos; FIGUERÊDO, Caliane O.; WANDERLEY, Fernando. PBL-Test: A model to evaluate the maturity of teaching processes in a PBL approach. In: Frontiers in Education Conference, 2013 IEEE. IEEE, 2013. p. 595-601. SAVERY, John R. Overview of Problem-based Learning: Definitions and Distinctions. In: WALKER, Andrew et al (Ed.). Essential Readings in Problem-based Learning. West Lafayette: Purdue University Press, 2015. p. 5-16.