Resumo

Título do Artigo

O PERFIL DE LIDERANÇA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MANAUS - AM
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Palavras Chave

Liderança
Liderança transformacional
Perfis de Liderança

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Igor Matheus Silva de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
2 - Fabiula Meneguete Vides da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) - FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

Reumo

A liderança organizacional tem tido um grande impacto sobre o sucesso das organizações, tornando-se assim um fator importante ligado ao capital humano. . Em vista deste contexto, a temática foi a mais abordada, por pesquisadores brasileiros, entre os anos de 1996 e 2013 (FONSECA; PORTO; BORGES-ANDRADE, 2015). A abordagem deste conteúdo é fundamental em cursos acadêmicos relacionados às Ciências Sociais Aplicadas, especialmente no curso de Administração, pois tal área do conhecimento se prevalece da discussão acerca das interações humanas e como a gestão deste fator atinge as organizações
Qual dos três perfis de liderança, transacional, transformacional ou sem liderança, é o mais comum dentre os acadêmicos do curso de administração de uma universidade de Manaus? Objetivo Geral: Identificar dentre os acadêmicos do curso de administração qual dos três perfis de liderança, transacional, transformacional ou sem liderança, é o mais comum
A abordagem dos perfis transformacional, transacional e laissez-faire, estão relacionados aos comportamentos praticados pelos líderes, bem como aos mecanismos utilizados por estes para exercer influência sobre seus seguidores (AVOLIO et al, 2004). Tais perfis podem ser mais ou menos eficazes e tal eficácia dependerá da visão do líder em adaptar seus comportamentos às circunstâncias na qual estará vivenciando que podem ser afetadas pelo ambiente no qual o líder está inserido, pela cultura local, dentre outros fatores (HAMPTON, 1992).
A presente pesquisa sustenta-se na forma da abordagem quantitativa e qualitativa, de característica descritiva, realizada por meio de pesquisa de campo. O universo desta pesquisa é composto por discentes do curso de administração de uma IES da cidade de Manaus. A amostra foi composta por 270 alunos matriculados no semestre de 2018/1, do 1º ao 9º período, com idade a partir de 16 anos. O instrumento de coleta de dados para a seção quantitativa foi adaptado a partir do questionário Multifactor Leadership Questionnaire - MLQ-6S e entrevista estruturada com seis perguntas abertas.
O perfil dos entrevistados da pesquisa quantitativa foi, em sua maioria, composto por discentes dos gênero feminino, com idade entre 16 e 20 anos, cursando entre o 1º e 2º períodos da faculdade. No que tange à media geral dos fatores constatou-se que o perfil transformacional obteve maior valor, 13,56 pontos, em relação ao perfil transacional, 12,34 pontos, e o laissez-faire, 9,96 pontos. Dentre as dimensões do perfil transformacional a influência idealizada foi a que atingiu maior valor, 14,36 pontos, resultado considerado alto. A estimulação intelectual foi a que alcançou menor valor.
Verificou-se que os alunos buscaram ter comportamentos nos quais fosse possível abrir espaço para que os liderados pudessem compartilhar ideias e contribuir com as tomadas de decisões, os líderes cuidaram para não serem qualificados como injustos nas suas decisões, preocupavam-se com as necessidades pessoais dos liderados e tentaram de alguma forma transparecer uma imagem boa aos seus colegas de equipe. Na fala da maiorias dos entrevistados evidenciou-se ter alcançando resultados positivos com os comportamentos de liderança escolhidos.
BURNS, J. M. Leadership. New York: Harper, 1978. FONSECA, Ana Márcia de Oliveira; PORTO, Juliana Barreiros; BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Liderança: Um Retrato da Produção Científica Brasileira. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 19, n. 3, p. 290-310, Jun. 2015. AVOLIO B. J. et al. Transformational leadership and organizational commitment: Mediating role of psychological empowerment and moderating role of structural distance. J. Organ. Behav, v25, p.951-968, 2004. HAMPTON, David R. Administração contemporânea: teoria, prática e casos. 3 ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1992.