Resumo

Título do Artigo

ASSOCIAÇÃO ENTRE AS DINÂMICAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO E DIMENSÕES ORGANIZACIONAIS: framework analítico-dinâmico no setor vitivinicultor brasileiro
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Palavras Chave

Internacionalização
Dimensões Organizacionais
Estratégia

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Nildo Ferreira Cassundé Junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Colegiado de Engenharia de Produção
2 - Luísa Cagica Carvalho
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Ciências Empresariais
3 - Maria Rosário Bernardo
Universidade Aberta - Departamento Ciências Sociais e de Gestão

Reumo

As inter-relações podem tanto favorecer ao interesse como desestimular no contexto internacional a comercialização. Variados cenários fazem com que dimensões organizacionais desempenhem dinâmicas significativamente variadas e, quando inter-relacionadas (aglutinadas), podem se tornar capazes de potencializar o plano de internacionalização empresarial. Estudos em internacionalização evidenciam a associação ao longo do tempo com Dimensões Organizacionais. No particular o agronegócio traz peculiares evidencias principalmente quanto ao contexto da vitivinicultura por envolver aspectos particulares.
Diante das oportunidades comerciais por meio da internacionalização a pesquisa foi norteada pela pergunta: De que maneira as dinâmicas de internacionalização podem estar associadas às Dimensões Organizacionais no setor vitivinicultor brasileiro? A fim de responder esta questão, a pesquisa visou atender o seguinte objetivo geral: investigar a associação das dinâmicas de internacionalização com as Dimensões Organizacionais no setor vitivinicultor brasileiro. Como resultado a investigação culminou em um Framework analítico-dinâmico no Setor Vitivinicultor Brasileiro.
O referencial teórico perpassou explanações a respeito das peculiaridades da vitivinicultura e buscou conceituar as Dimensões Organizacionais estudadas na investigação. A saber: governança corporativa, processo de formação da estratégia de internacionalização, conteúdo da estratégia, contexto interno, contexto externo, risco percebido e, por fim, empreendedorismo [internacional]. Na tentativa de apresentar os conceitos teóricos clássicos buscou-se resgatar as obras de notoriedade internacional de cada uma das 7 Dimensões Organizacionais ao mesmo tempo que se intercalou com publicações recentes
A fim de atender ao objetivo traçado nesta investigação, tomou-se a abordagem qualitativa como mais a apropriada para a condução deste estudo com procedimentos metodológicos definidos pela Teoria Adaptativa (LAYDER, 1993). No tocante ao procedimentos para coleta e análise de dados é válido salientar que ao considerar a estratégia deste estudo como qualitativa, duas técnicas de coleta de dados serão utilizadas: a análise de documentos e entrevista semiestruturada. Como fontes de pesquisas para esta discussão selecionou-se, a contar da acessibilidade a Miolo Wine Group.
Com as analises subsidiadas com suporte do Atlas.ti, o estudo revela que as Dimensões Organizacionais se encontram individualmente relacionadas ao longo do tempo ao processo de internacionalização da empresa resultando em teias de associações evidenciando as dinâmicas proporcionadas no decurso de históricos episódios com que perpassou a empresa desde a sua fundação. 5 fase foram identificadas e o framework analítico-dinâmico pode ser construído evidenciando a dinâmica entre as Dimensões Organizacionais quando associadas a internacionalização.
A partir do estudo é possível afirmar que: (i) a decisão de optar primeiramente em vocacionar sua unidade agroindustrial baiana desde o início pela rota da internacionalização de suas mercadorias, facilitou a Miolo Wine Group a expandir suas estratégias mobilizando menos investimento em reestruturação; e (ii) ademais, é oportuno destacar que o background organizacional no tocante a internacionalização antes mesmo de empreender na unidade baiana foi tão importante quanto o primeiro aspecto.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. CASSUNDÉ JR, N. F.; MORAES, W. Internacionalização e Dimensões Organizacionais: modelo teórico-analítico sob contexto da internacionalização. RAUnP. v. 10 n. 1. 2017. PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 1986. MELIN, L. Internationalization as a strategy process. Strategic Management Journal, 13, 1992, p. 99-118. MINTZBERG, H. Patterns in strategy formation. Management Science, v.24. n.9. 1978. p. 934-948. SARKAR, S. Empreendedorismo e Inovação. RJ. 2010.