Resumo

Título do Artigo

ATITUDE E COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEIS DE CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE
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Palavras Chave

Atitude Sustentável
Comportamento Sustentável
Terceira Idade

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Rafaela de Almeida Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Claudia Buhamra Abreu Romero
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

mercado está cada vez mais se conscientizando dos problemas relacionados ao meio ambiente e a maioria dos consumidores já compreende que sua forma de compra impacta diretamente nos problemas ecológicos (LAROCHE; BERGERON; BARBARO-FORLEO, 2001). Para Vaccari, Cohen e Rocha (2016), apesar dessa crescente conscientização e do interesse dos consumidores pela compra de produtos e serviços ambientalmente corretos, é notório que muitas vezes acontece um hiato entre suas atitudes e ações.
A presente pesquisa tem como questionamento: “Qual a atitude e o comportamento dos consumidores da terceira idade em relação às questões de sustentabilidade?” Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral, investigar a atitude e o comportamento dos consumidores da terceira idade em relação às questões de sustentabilidade. Como objetivos específicos, tem-se: i) investigar a atitude sustentável de idosos; ii) investigar o comportamento sustentável de idosos; e iii) Segmentar os idosos quanto ao nível de consciência ambiental.
Para compreender a atitude e o comportamento sustentáveis de consumidores da terceira idade utilizou-se como base os estudos de Laroche (2002) e Akatu (2013), respectivamente. Para as atitudes foram analisadas as dimensões: a gravidade dos problemas ambientais, a importância de ser ambientalmente correto, os benefícios de ser ambientalmente correto e as pressões sociais. Para os comportamentos foram analisadas as dimensões: a economia, o planejamento, a reciclagem e as compras sustentáveis.
Realizou-se uma pesquisa qualitativa, descritiva, com entrevistas semiestruturadas, com base no modelo proposto por Laroche (2002) e Akatu (2013). A coleta de dados foi realizada com a participação de 14 idosos entre 60 a 82 anos residentes na cidade de Fortaleza-Ceará.
Os resultados apontam que os idosos se preocupam com a gravidade dos problemas ambientais, principalmente nos decorrentes dos problemas com o lixo e compreendem a importância de modificar suas ações, tendo assim, uma atitude ambiental positiva. Quanto aos comportamentos sustentáveis foi possível perceber que os idosos já realizam ações no ambiente doméstico, como a realização da coleta seletiva e redução no consumo de recursos não renováveis. Entretanto, no ato da compra a sustentabilidade ainda se apresenta de forma incipiente.
No contexto mercadológico, o estudo contribui para que empresas tracem estratégias para atingir este nível de mercado, pois apesar dos idosos já terem uma atitude sustentável, foi possível perceber que a nível de compras eles ainda não fazem ações que levem em consideração o meio ambiente. Por fim, este estudo contribui no contexto social propondo à sociedade, bem como às empresas e ao governo uma reflexão da importância e responsabilidade de todos na preservação do meio ambiente, e a união desses órgãos com a sociedade para traçar estratégias que proporcione um desenvolvimento sustentável.
AKATU. Pesquisa Akatu 2012: rumo à sociedade do bem-estar. São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2018. LAROCHE, M.; BERGERON, J.; BARBARO-FORLEO, G. Targeting consumers who are willing to pay more for environmentally friendly products. Journal of consumer marketing, v. 18, n. 6, p. 503-520, 2001.