Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo Social e o seu significado: Abordagem a partir de uma revisão integrativa
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Impacto Social
Revisão Integrativa

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Elisa Pereira Murad
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

Em meio às dinâmicas de mercado emergem-se práticas inovadoras e novos modelos de negócios, que fogem do paradigma tradicional que somente visa o lucro. São práticas desenvolvidas por empreendedores que tem como foco principal questões sociais e a busca de soluções para os problemas que afetam o desenvolvimento da sociedade. Essas são algumas das características referentes a empreendedores sociais os quais, devido suas atividades, são capazes de proporcionar impacto positivo na sociedade, aproveitando oportunidades, detectando falhas de mercado e criando soluções inovadoras (DEES, 1998).
Observa-se no meio acadêmico que não há um consenso sobre uma definição de empreendedorismo social, e que a pesquisa nesse campo ocorre de forma pouco engajada (NICHOLLS, 2010). A partir dessa questão, o trabalho busca responder a seguinte pergunta: Como o conceito de empreendedorismo social é abordado na literatura internacional? Para responder ao problema de pesquisa, este trabalho compreende uma revisão integrativa sobre a temática, tendo como objetivo analisar como o conceito é abordado na literatura internacional e assim apresentar uma síntese a respeito do seu significado.
Empreendedorismo Social (ES), como apresentado por Sassmannshausen e Volkmannm (2013), tornou-se uma temática muito relevante nos últimos anos, e tem ganhado espaço no estudo sobre empreendedorismo. Este é um conceito novo, porém sua essência já existe há anos (DEES, 1998). Empreendedores sociais, como define Dees (1998), possuem uma missão social, empenhados em realizar mudanças, criando valor social ao aproveitar novas oportunidades, e assim desenvolvendo novos modelos de negócios.
Compreende-se empreendedorismo social como um termo que se refere a organizações que buscam soluções para problemas sociais, atendendo necessidades que não são tratadas pelo mercado ou pelo governo. Assim, os empreendimentos, que podem ter fins lucrativos ou não, mobilizam recursos tendo em mente a missão e o propósito de gerar mudanças sociais. Independente da orientação para o lucro, o empreendedor, através de estratégias para garantir a sustentabilidade da organização, atua identificando oportunidades para gerar valor social.
A partir deste trabalho, conclui-se que por mais que seja dificilmente possível haver uma definição universalmente aceita do termo empreendedorismo social, é necessário discutir o conceito diante do fato de que o mesmo é tratado de diferentes formas, para que se busque assim uma estrutura conceitual que permita entender os fenômenos ligados ao empreendedorismo social e o impacto que o mesmo gera na sociedade.
DEES, J. G. The meaning of social entrepreneurship. Boston, MA: Harvard Business School. 1998. NICHOLLS, A. The legitimacy of social entrepreneurship: reflexive isomorphism in a pre-paradigmatic field. Entrepreneuship: Theory and Practice, v. 32, n. 4, 2010. SASSMANNSHAUSEN, S. P.; VOLKMANN, C. A bibliometric based review on social entrepreneurship and its establishment as a field of research. Germany: Schumpeter School of Business and Economics; Schumpeter Discussion Papers, 2013.