Resumo

Título do Artigo

A IMAGEM IDEATIVA DO CONCEITO DE STARTUP: UM ESTUDO PILOTO COM EMPREENDEDORES EM EARLY STAGE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Startups
Early stage startups
Configuração de Imagem ideativa

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Juliana Caminha Noronha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
2 - Pedro Bitencourt Lacerda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Universidade
3 - Luiz Gustavo dos Passos Araújo
-
4 - Fábio Roberto Fowler
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG
5 - Gabriella Sant'Anna
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - Instituto de Engenharia de Gestão e Produção

Reumo

No mundo hipercompetitivo, a velocidade e inovação são palavras de ordem. Startups despontam neste contexto. Visto a importância das startups e seu mindset próprio, o presente artigo objetiva identificar a imagem que os empreendedores das startups em estágios iniciais (early stages startups) têm sobre o conceito de startup. Segundo Milan e De Toni (2008), a forma como o homem percebe o ambiente influencia seu comportamento. Logo, a interpretação das imagens mentais dos empreendedores em early stage diante do conceito startup contribui para a compreensão do ecossistema e competitividade.
O objetivo geral deste estudo piloto é aplicar a técnica de configuração da imagem ideativa para identificar a imagem coletiva que empreendedores de early stage startups tem sobre o conceito de startup. Como objetivos secundários intenciona-se identificar por meio da análise desse conteúdo, a imagem central e elementos periféricos associados ao conceito Startup sob a ótica dos entrevistados. Nesse contexto foi a estabelecida a seguinte questão de pesquisa: Qual imagem do conceito de startups emerge de empreendedores em estágios iniciais da cidade do ecossistema empreendedor de Itajubá?
A fundamentação teórica deste estudo buscou mostrar as definições de startups por vários autores e como muitas definições se assemelham em alguns pontos, além disso discutiu-se a jornada startup e apresentou a definição de early stage startups que é o foco do estudo deste artigo.
Para esse trabalho de carácter exploratório em questão, buscou-se responder de modo central qual a imagem ideativa que os empreendedores em estado inicial têm de uma Startup, em uma amostra piloto de 15 empreendedores do ecossistema de Itajubá. Para tanto foi utilizada a técnica de Configuração de Imagem Ideativa, uma técnica derivada do Método de Configuração de Imagem (MCI) sendo essa considerada adequada para o objetivo desse estudo piloto.
Inovação e tecnologia, são elementos que se destacam na imagem central, assumindo a 1a posição e a 4a respectivamente. Traduzindo atributos marcantes do ecossistema empreendedor local. Ademais, elementos típicos da jornada Startup ganham espaço na imagem central. Na zona da Primeira Periferia nota-se um alinhamento sobre dimensões simbólicas e emocionais, traduzidos em elementos como: alegria, trabalho, liberdade. Apesar de todo simbolismo envolvendo elementos positivos nota-se que na 2a e na 3a periferia surgem elementos negativos que significam os desafios da jornada.
Na análise desenvolvida nesse artigo, pode-se observar que as maiores caracterizações do termo indutor advêm de termos associados ao ecossistema empreendedor. Ademais, elementos típicos da jornada Startup tem espaço na imagem central e periférica. Foi demonstrada preocupação social com os problemas da humanidade. A emoção e o simbolismo ganham destaque. É notória a menção de termos negativos que significam os desafios da jornada. A replicação desse piloto pode direcionar a implementação de ações para modificar as imagens e cenários existentes em diversos níveis de maturidade e ecossistemas.
MILAN, G. S.; DE TONI, D. A configuração da imagem dos gestores sobre o conceito de estratégia. In: Revista da Administração da Mackenzie, v. 9, n. 6, p. 102-125, set./out., 2008.