Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INOVAÇÃO ABERTA, MODELO DE NEGÓCIOS E DESEMPENHO INOVADOR E SUSTENTÁVEL
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Palavras Chave

Inovação Aberta
Modelo de Negócios
Desempenho Inovador

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Kamila Frizzo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
2 - Clandia Maffini Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Jordana Marques Kneipp
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento Multidisciplinar da UDESSM
4 - Roberto Schoproni Bichueti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação de Administração
5 - Debora Vestena
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Reumo

A inovação constitui o motor que gera o desenvolvimento das organizações na medida em que estas, inseridas em um mercado dinâmico e competitivo, dependem da criação de novas ideias que resultem em vantagens competitivas. Dessa forma, várias estratégias inovadoras vêm sendo adotadas pelas empresas, como a inovação aberta (IA), que consiste na abertura dos processos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar as práticas de gestão de IA e a sua associação ao modelo de negócio e ao desempenho inovador e sustentável de empresas industriais brasileiras.
As inovações apresentam-se como elementos necessários nas estratégias corporativas por várias razões, tais como, aplicar processos de fabricação mais produtivos, atuar melhor no mercado, buscar reputação positiva na percepção dos clientes, obter vantagem competitiva sustentável, entre outros (GUNDAY et al., 2011).
A presente pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória, foi conduzida por meio de estudo de casos múltiplos com três empresas industriais dos setores de educação e saúde, papel e celulose e químico.
Os resultados evidenciam que o nível de estruturação da gestão de fontes externas de informação tecnológica varia de acordo com a necessidade e a demanda específica de cada empresa. Em relação ao modelo de negócios, pode-se perceber que a inovação, a interação com os agentes externos e a sustentabilidade constituem a proposta de valor das empresas. Os achados sugerem, ainda, que, a partir da conectividade com as fontes externas e do atendimento aos critérios sustentáveis, as empresas passaram a obter desempenho inovador por intermédio do desenvolvimento de novos produtos e processos.
Com base em tais resultados, é possível confirmar o pressuposto de que as práticas de gestão de IA estão associadas ao modelo de negócios e ao desempenho inovador e sustentável em empresas industriais brasileiras.
GUNDAY, G.; ULUSOY, G,; KILIC, K.; ALPKAN, L. Effects of innovation types on firm performance. International Journal Production Economics, v. 133, p. 662– 676, 2011.