Resumo

Título do Artigo

Uma Análise da Percepção das Blogueiras de Moda Sobre a Influência que Elas Exercem Sobre os Seus Seguidores
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Palavras Chave

Influenciadores digitais
Blog
Mídias sociais

Área

Marketing e Gestão

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Lara Helena da Matta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - https://br.linkedin.com/in/lara-helena-da-matta-04678125
2 - André Francisco Alcântara Fagundes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN)
3 - Guilherme André Braga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

As blogueiras, ou influenciadoras digitais, representam uma forma alternativa de comunicação para as organizações, pois possibilitam o contato com os consumidores por meio de uma pessoa não diretamente vinculada à empresa. Nesse sentido, os blogs se tornaram uma importante ferramenta de comunicação não apenas de interesse dos consumidores, mas também dos gestores. As organizações passaram a utilizar os blogs como uma ferramenta de comunicação ao se constatar as possibilidades que esse recurso oferta no âmbito interno e externo da empresa (TASSIGNY et al., 2012).
Considerando-se: (i) a importância dos grupos de referência, neste trabalho representados pelas blogueiras, que são formadoras de opinião; (ii) o aumento da importância das blogueiras na influência dos consumidores; (iii) a popularização das mídias sociais; e (iv) a importância acadêmica de se compreender esse novo tipo de influenciador de consumo, concebe-se então o objetivo deste estudo que é analisar a influência que as blogueiras de moda entendem que exercem no comportamento de consumo dos seus seguidores.
O blog pode ser definido como uma página da internet em que o blogueiro escreve textos sobre assuntos de seu interesse. Um blog é uma espécie de “diário de bordo” online, em que os blogueiros podem compartilhar fatos que são de interesse dos seguidores em seus cotidianos. O blog é encarado como uma maneira imparcial de avaliar possíveis aquisições, partindo da premissa que os blogueiros tecem comentários de itens que já experimentaram, o que possibilita a eles elevado poder de influência sobre seus seguidores (DI LUCCIO; COSTA, 2007, 2010).
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade com blogueiras de moda. Participaram da pesquisa cinco blogueiras, que foram convidadas considerando-se a conveniência para a realização das entrevistas. Para análise dos dados coletados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo que, segundo Bardin (2011) compreendendo as iniciativas de explicitação, sistematização e expressão do conteúdo de mensagens, com o objetivo de realizar deduções lógicas e justificadas a respeito da origem das mensagens.
Principais resultados: as blogueiras têm percepção de que exercem influência no processo de compra dos consumidores, uma vez que todas as entrevistadas acreditam ser referência para as pessoas por meio de seus blogs; elas consideram que as pessoas as seguem porque se identificam com as suas personalidades, mas não se consideram celebridades; acreditam que os seguidores as classificam positivamente quanto às suas características como endossantes; e se consideram como formadoras de opinião, uma vez que acreditam que são capazes de influenciar a opinião das pessoas que seguem os seus blogs.
O objetivo da pesquisa foi alcançado destacando-se, principalmente, que as blogueiras acreditam que exercem influência no comportamento e na atitude de compra dos seus seguidores. Além disso, as entrevistadas acreditam que as pessoas as seguem porque se identificam com as suas personalidades e se classificam positivamente quanto às suas características como endossantes. Também se notou que as entrevistadas se auto intitulam blogueiras, mas no momento depreendem mais atenção às redes sociais que aos seus blogs. Por fim, notou-se que todas as entrevistadas se consideram formadoras de opinião.
DI LUCCIO, F.; COSTA, A. M. Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos. Psicologia Ciência e Profissão, v. 27, n. 4, p. 664-679, 2007. DI LUCCIO, F.; DA COSTA, A., M. Blogs: de diários pessoais a comunidades virtuais de escritores/leitores. Psicologia, Ciência e Profissão, Rio de Janeiro, v. 30, n. 1, p. 132-145, 2010. TASSIGNY, M.; BRASIL, M., V.; BUGARIM, M.; NOGUEIRA, F. Blog: ferramenta estratégica de comunicação organizacional. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria v. 5, n. 2, p. 262-276, 2012.