Resumo

Título do Artigo

SOCIALIZAÇÃO E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Comprometimento Organizacional.
Serviço Público.
Socialização Organizacional.

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Lia Fontenele
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria
2 - Suzete Suzana Rocha Pitombeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC Programa de Pós Graduação em Controladoria e Administração
3 - LUCIANA FREIRE
UNI7 - Centro Universitário 7 de Setembro - CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

Reumo

O artigo lança luz sobre o processo de socialização bem-sucedida para a minimização do desencontro de expectativas entre trabalhador e organização, a identificação dos critérios de desempenho em nível individual e organizacional e o conhecimento dos valores, normas, redes de recursos e políticas da organização (COOPER-THOMAS; ANDERSON, 2006).
A presente pesquisa tem como problema a seguinte questão: Qual a influência do processo inicial de socialização organizacional no comprometimento organizacional de técnicos administrativos em uma instituição federal de ensino? Para responder a essa indagação definiu-se como objetivo geral: investigar a influência do processo inicial de socialização organizacional no comprometimento organizacional de técnicos administrativos em uma instituição federal de ensino.
Este trabalho apresenta os fatores de socialização de Borges et al. (2010) e o enfoque tridimensional do comprometimento de Bastos et al. (2011).
Este estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem quantitativa, aplicado em survey com corte transversal. O recorte ocorreu com servidores técnicos administrativos em estágio probatório em agosto de 2017. A população do estudo compreende os 393 servidores técnicos administrativos em estágio probatório. O questionário composto por duas escalas: Inventário de Socialização Organizacional - ISO (BORGES et al., 2010) e Escala de Comprometimento Organizacional, de autoria de Bastos et al. (2010). Os dados foram analisados mediante a técnica de análise fatorial e correlação.
Os fatores de socialização organizacional achados na pesquisa foram: DPA; integração com as pessoas; sintonia com os objetivos organizacionais; proatividade; competência e linguagem. As dimensões do comprometimento organizacional identificadas são: afetivo; normativo; e instrumental. A sintonia com os objetivos organizacionais, integração com as pessoas, competência, proatividade e DPA influenciam positivamente o comprometimento afetivo. A linguagem e domínio dos procedimentos influenciam negativamente o comprometimento normativo e instrumental, respectivamente.
Diante dos achados, a organização deve dispensar esforços para que os servidores técnicos administrativos conheçam e estejam em sintonia com os objetivos organizacionais e se sintam aceitos e integrados em sua equipe de trabalho e assim aumentar o afeto emocional, identificação e envolvimento do funcionário com a organização.
BAUER, Talya N.; ERDOGAN, Berrin; BODNER, Todd; TRUXILLO, Donald M.; TUCKER, Jennifer S. Newcomer adjustment during organizational socialization: a meta-analytic review of antecedents, outcomes and methods. Journal of applied psychology, v.92, n.3, p. 707-721, 2007. BORGES, Livia de Oliveira; SILVA, Fábio Henrique Vieira de Cristo e; MELO, Simone Lopes de; OLIVEIRA, Alessandra Silva de. Reconstrução e validação de um inventário de socialização organizacional. Rev. Adm. Mackenzie, v. 11, n. 4, jul./ago., São Paulo, 2010.