Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA
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Palavras Chave

Gestão por competências
Administração Pública
Revisão da literatura

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Lana Montezano
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - Bárbara Novaes Medeiros
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Campus Darcy Ribeiro
3 - Antônio Isidro da Silva Filho
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - LineGov|UnB - Laboratório de Inovação e Estratégia em Governo

Reumo

Velarde et al. (2014) ressaltaram a importância da implantação da gestão por competências para que haja avanço e melhoria na prestação do serviço público em países da América Latina. Skorková (2016) apontou que governos têm adotado modelos de competências, demonstrando resultados positivos. No contexto Brasileiro, um sinal pela busca da adoção da gestão por competências no setor público advém da formalização do Decreto nº 5.707/2006, além de altos investimentos em contratações pelas organizações públicas para se capacitarem e desenvolverem seus modelos.
Foram identificadas sugestões de pesquisas relativas a competências profissionais na administração pública brasileira (Araújo & Martins, 2014; Mello, Fonseca & Santos, 2015; Ubeda & Ferreira; 2016; Ceribeli, Maciel & Guilarducci, 2017; Silva, 2017; Montezano & Silva, 2018). Objetivou-se descrever um panorama das pesquisas científicas nacionais da última década sobre a gestão por competências na administração pública, a partir da caracterização das publicações, dos aspectos metodológicos, das etapas investigadas, dos principais benefícios e dificuldades identificados nos estudos.
Para a efetiva implantação da gestão por competências, torna-se essencial ter bem definida a estratégia organizacional (Brandão & Bahry, 2005; Ceribeli et al., 2017), de modo a forma a permitir a identificação, desenvolvimento e utilização das competências dos indivíduos para o sucesso organizacional (Chouhan & Srivastava, 2014). Cintra et al. (2017) ainda afirmam que o apoio das lideranças é primordial para que a gestão de pessoas atue estrategicamente no desenvolvimento de competências e desempenho - individual e organizacional, que se articulam e se influenciam de forma recíproca.
Foi realizada pesquisa descritiva, por meio de revisão integrativa da literatura, utilizando-se 5 etapas. Foram realizadas buscas em 4 bases de dados de periódicos e em 4 sites de anais de eventos, com uso de palavras chaves combinadas, análise de resumos para avaliação quanto à inclusão com foco em produção completa nacional de 2008 a 2018. Em seguida os artigos selecionados foram analisados e preencheu-se uma planilha com 29 variáveis de análise, as quais foram consolidadas com estatística descritiva e análise de conteúdo para duas variáveis.
Foram analisados 82 artigos publicados em eventos e periódicos, com maior produção em 2017. A instituição que mais realiza pesquisa sobre o tema é a Universidade de Brasília. O foco das pesquisas é principalmente em diagnóstico e desenvolvimento de competências. Quanto aos aspectos metodológicos, a maioria foi teórico-empírica, transversal, descritivos, com amostragem não probabilística, estudo de caso, com uso de entrevista e a análise de conteúdo. As pesquisas foram realizadas em organizações de 18 Estados, principalmente em âmbito Federal e do Poder Executivo.
Foi constatada a relevância da gestão por competências para administração pública, e a limitação de sua efetiva implantação pelas organizações desde o Decreto 5707/2006. Foram apresentadas nove recomendações de necessidades de investigações para futuras pesquisas, desde aspectos metodológicos, quanto locus de pesquisa e conteúdos a serem abordados. Por fim, são apresentadas as contribuições desta pesquisa.
Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2005). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, 2(56), 179-194. Capuano, E. A. (2015). Gestão por competências no setor público: experiências de países avançados e lições para o Brasil. Revista do Serviço Público, 66(3), 371-394. Ceribeli, H. B., Maciel, G. N., & Guilarducc, C. A. (2017). Competency management in brazil: a multi-case study. Reuna, 22(4) 20-39. Skorková, Z. (2016). Competency models in public sector. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 230, 226 – 234.