Resumo

Título do Artigo

FATORES DE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVAS SEGUNDO OS COORDENADORES DE CURSO
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Palavras Chave

COMPETÊNCIAS
ENSINO
COORDENADORES

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Fabíola Maciel Sarubbi Marangoni
Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP - São Paulo
2 - Hamilton Luiz Correa
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Carolina Aparecida de Freitas-Dias
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP) - Câmpus São Roque

Reumo

A noção de competências foi eleita, no Brasil, como perspectiva pedagógica por meio da LDBN no 9394/96. À formação se impõe o desafio de superar um papel preponderante de transmissão de conhecimentos e habilidades para assumir o de geração de competências. Para orientar a formação, os conteúdos, as metodologias e a avaliação deveriam se concentrar no marco pedagógico que contemple a aquisição de cada uma das competências requeridas segundo o perfil estabelecido nos PPP’s de cada Instituição de Ensino (VARGAS; CASANOVA; MONTANARO, 2001; NUNES, 2009).
O presente estudo está centrado no imbricamento das áreas de Administração de Empresas e de Educação, uma vez que tem como foco questões relativa ao desenvolvimento das competências dos administradores. O problema de pesquisa que norteia o presente estudo é estudar ‘de que forma os coordenadores dos cursos de administração entendem o desenvolvimento das competências em seus estudantes?’. Para tanto, o objetivo delimitado é analisar os fatores que influenciam no desenvolvimento das competências dos estudantes nos cursos de administração de primeira linha.
Para Cheetham e Chivers (2005, p. 54), a competência não é nem o nível medíocre da performance e nem a fixação do objetivo último, mas uma condição dinâmica, ou seja, a “performance geral efetiva de uma ocupação, que pode se situar desde o nível mais básico de proficiência até os mais altos níveis de excelência”. O conceito de competência profissional cunhado por Cheetham e Chivers (2005, p. 77) é: “possuir um conjunto de atributos necessários para a performance efetiva de um profissional, e a habilidade de utilizá-los de forma consistente para produzir o resultado total desejado”.
Foram investigadas 10 (dez) Instituições de Ensino Superior, por meio de seus coordenadores de curso (FECAP, UFPR, ESPM, UNESP, FEA, UFU, ESAG, UFSC, UFRGS e FUCAPE). A abordagem foi qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos de administração. O método utilizado foi a análise de conteúdo temático-categorial (BARDIN, 2007). As unidades de significação foram tratadas como variáveis e analisadas inicialmente no editor de planilhas Excel® (Office 2010) da Microsoft, para a adequação do banco de dados para processamento e análise pelo software Nvivo10.
Foram constituídas 45 (quarenta e cinco) variáveis (com as respectivas unidades de significação) do conteúdo das entrevistas, das quais 17 (dezessete) são categorias e 28 (vinte e oito) são subcategorias. Os fatores que os coordenadores consideram importantes no desenvolvimento destas competências são: ética, empreendedorismo, características do curso, projeto pedagógico, currículo, competência, carreira, expectativa do mercado, perfil, teoria e prática, estágio, intercâmbio, interdisciplinaridade, professores, estudantes, importância dos coordenadores e autonomia dos estudantes.
Observou-se que não existe um conjunto de metodologias que auxiliem os professores no desenvolvimento das competências, assim como também não há uma maneira de avaliar o que os cursos conseguiram efetivamente formar em seus egressos. Alguns dos cursos estavam no momento de transição dos seus PPP, o que os deixava esperançosos e ao mesmo tempo um pouco confusos com os novos rumos. O PPP deveria refletir aquilo que é realizado dentro dos cursos em termos de objetivos gerais, perfil, currículo, competências a serem desenvolvidas, entre outros.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70; 2007. CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Professions, Competence and Informal Learning. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing Limited, 2005. VARGAS, F.; CASANOVA, F.; MONTANARO, L. El enfoque de competencia laboral: manual de formación. Montevideo: Cinterfor/OIT, 2001. 130 p. NUNES, S. C.; BARBOSA, A. C. Q. Formação Baseada e Competências? Um Estudo em Cursos de Graduação em Administração. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. set/out, p. 28-52, 2009.