Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS EM UMA INDÚSTRIA DE PAPEL - Aplicação da metodologia Stage-Gate na implantação do processo de desenvolvimento de novos produtos
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Palavras Chave

Stage-gate
Desenvolvimento de Produtos
Fabricação de Papel

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Anderson Luiz Wittmann
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Santa Cruz
2 - Marlete Beatriz Maçaneiro
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz

Reumo

Este relato técnico como objetivo apresentar a experiência de uma Indústria de Papel na implantação do processo de desenvolvimento de novos produtos através da metodologia Stage-Gate. Dada a alta velocidade com que as mudanças ocorrem atualmente e a alta competitividade causada especialmente pela globalização, é vital para as organizações desenvolver estratégias que aumentem a sua competitividade.
A Indústria de Papel em estudo não tem condições de ser competitiva em custo, por não possuir a fabricação de sua matéria-prima, a celulose, e por não possuir alta escala, comparada com os grandes fabricantes no Brasil. Portanto, viu-se na necessidade de desenvolver novos papéis, que também apresentam maior lucratividade. Entretanto, a empresa não tinha a seu dispor nenhum processo estruturado para desenvolvimento de novos produtos.
Assim como em qualquer organização, a empresa em estudo tem o desafio de melhorar sua competitividade frente à concorrência. Como a empresa não dispõe de condições para se diferenciar em custo, uma vez que não possui escala suficiente para isso, nem a produção de sua própria matéria-prima, a alternativa é o desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e que apresentem maior lucratividade.
Dentro dessa necessidade, foi realizada a implantação de um processo para desenvolvimento de produtos baseado na metodologia Stage-Gate, proposta por Robert G. Cooper. Foram definidos os objetivos e critérios do programa, assim como formulários e o fluxo geral do processo, destacando-se os estágios (stages) e os processos de avaliação (gates) antes de se iniciar o processo seguinte.
Através da análise documental e entrevista semiestruturada, pode-se perceber que o método atendeu aos requisitos em viabilizar a estruturação de um processo de desenvolvimento de produtos de forma robusta, estruturada, com documentação e registro de informações necessárias para que a decisão da continuidade ou interrupção dos desenvolvimentos seja realizada de forma segura e que os desenvolvimentos ocorram com menor investimento de tempo e dinheiro.
A empresa se sente mais segura em lançar seus produtos ao mercado, pois sabe que foram cumpridas as etapas necessárias para se evidenciar que o produto tem viabilidade técnica de produção e potencial comercial para venda. Além disso, a implantação de um processo de desenvolvimento de produtos está em sintonia com a estratégia da empresa em aumentar a participação de produtos especiais, com maior valor agregado, em seu portfólio. Algumas melhorias na atual condução do processo, se referem ao uso do conhecimento adquirido e a divulgação das informações.