Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ORIENTAÇÃO EMPREENDEDORA, AMBIENTE ORGANIZACIONAL E DESEMPENHO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (MPES)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empreendedorismo
Desempenho Organizacional
Análise Fatorial Confirmatória

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - ALESSANDRA CASSOL
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Concórdia - SC
2 - Marcelo Roger Meneghatti
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Unidade Matarazo - Predio c
3 - Alessandra Demite Gonçalves de Freitas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
4 - Lucilene Gubert
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (UNC) - Concórdia

Reumo

O presente artigo discute a importância da orientação empreendedora e o impacto do ambiente para o desempenho das micro e pequenas empresas. A orientação empreendedora (OE) surge como uma dimensão de estudo que procura relacionar a temática gestão estratégica e empreendedorismo. É entendida como um conceito que leva a inovar, agindo de forma proativa perante os concorrentes (Miller, 1983).
Ponderando a relevância da orientação empreendedora no conjunto do gerenciamento organizacional e por ser um tema ainda a ser ampliado entre os estudos sobre empreendedorismo no Brasil, este estudo delimita a questão de pesquisa: Qual a relação entre orientação empreendedora, ambiente organizacional e o desempenho das micro e pequenas empresas? Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre orientação empreendedora, ambiente organizacional e o desempenho de micro e pequenas empresas do meio oeste de Santa Catarina.
Uma empresa empreendedora é aquela que se dedica em inovar nos produtos ou mercado, empregando risco e agindo de forma proativa perante os concorrentes (Miller, 1993). O dinamismo ambiental diz respeito ao percentual de mudança e instabilidade do ambiente externo (Dess; Beard, 1984). O desempenho completo de uma empresa é definido pela maneira eficiente de como ela implementa suas estratégias, sobretudo, como pratica a atitude estratégica, como o direcionamento ao cliente, como observa a concorrência, inovação, e como analisa e trabalha com os custos de gerenciamento da empresa (Olson, 2005).
A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário validado aplicado presencialmente com os gestores de 356 empresas do oeste de Santa Catarina. As respostas foram processadas e analisadas pelo Software Smart PLS para a realização das equações estruturais para constatação dos testes das hipóteses.
Esta pesquisa traz como contribuição uma complementação de que a orientação empreendedora é muito importante para ter um melhor desempenho na empresa. As empresas devem dar destaque para uma postura empreendedora como um elemento fundamental para terem uma vantagem competitiva.
A pesquisa abordou sobre o assunto orientação empreendedora, que é um processo de gestão importante para a execução administrativa. Os resultados indicam, de maneira clara, que a orientação empreendedora se relaciona positivamente com o desempenho organizacional das micro e pequenas empresas, porém a segunda hipótese não foi suportada, onde a percepção do ambiente organizacional não modera a relação entre orientação empreendedora e o desempenho das micro e pequenas empresas. A pesquisa apoia outros estudos executados, que a orientação empreendedora possui impacto no desempenho organizacional.
Miller, D. (1983). The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management science, 29(7), 770-791. Dess, G., & Beard, D. (1984). Dimensions of organizational task environment. Administrative Science Quarterly, 29, 52-73. Olson, E. M., Slater, S. F., Hult, G., & Tomas, M. (2005). The performance implications of fit among business strategy, marketing organization structure, and strategic behavior. Journal of marketing, 69(3), 49-65.