Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO SOCIAL EM SEGURANÇA PÚBLICA: UMA ANÁLISE DE UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação Social
Segurança Pública
Território

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Valdinei Juliano Pereira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
2 - Saulo Fabiano Amâncio Vieira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA / Departamento de Administração
3 - Pablo Henrique Paschoal Capucho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
4 - RENATA DEPIERI VIEGAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA

Reumo

O artigo analisa o desenvolvimento regional visando compreender esforços das sociedades pertencentes a determinados territórios locais na formulação de políticas públicas regionais com o intuito de discutir as questões que tornem a região sujeito de seu processo de inovação.
O presente artigo visa analisar o processo de implantação de uma inovação social na área de segurança pública em um Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania
A fundamentação Teórica partiu do conceito de Território (SAQUET, 2006; HAESBAERT, 2004), inovação ( SCHUMPETER, 1911; DUCKER 2002), inovação social ( MOULAERT et al, 2007; NOVY e LEUBOLT, 2005) e Disseminação de Políticas Públicas (FARAH, 2008)
Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, por meio da resposta do problema de pesquisa, exploratória, pois não houveram dados sobre este consórcio anteriormente encontrados e descritiva, pois descreve a situação em que o Consórcio se encontra, desenvolvido via estudo de caso no Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região – CISMEL
Percebe-se uma forte movimentação acerca das modificações das agendas dos órgãos públicos para a implantação das políticas públicas inovadoras acerca de segurança pública, fortalecendo a disseminação das políticas públicas adotadas.
Reconhece-se, os consórcios públicos como espaço privilegiado pela gestão associada de serviços públicos, e além das vantagens de planejamento integrado para resolução de problemas que ultrapassam os limites fronteiriços de um único ente, forma-se capital político e cria-se novas arenas para discussão dos principais objetivos públicos, podendo a partir deste cooperar por meio dessas associações na melhor forma de prestar serviços públicos, de acordo com as vantagens inerentes a cada um.
HAESBAERT, R. (2004). Des-caminhos e perspectivas do território. In: Ribas, A.D., Sposito, E.S., & Saquet, M.A. Território e desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco Beltrão: UNIOESTE. MOULAERT, Frank et al. Towards alternative model(s) of local innovation. Urban Studies, v. 42, n. 11, p. 1969-1990, out. 2005. FARAH, Marta Ferreira Santos. Disseminação de inovações e políticas públicas e espaço local. Organ. Soc., Salvador , v. 15, n. 45, p. 107-126, June 2008. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.