Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO DO COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES COM A RESPONSABILIDADE SOCIAL EM COOPERATIVAS MEDIADA PELA INOVAÇÃO COLABORATIVA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Compartilhamento de informações
Inovação colaborativa
Responsabilidade social corporativa

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Ilse Maria Beuren
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Vanderlei dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Centro Sócio Econômico
3 - Daniele Cristina Bernd
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
4 - Celliane Ferraz Pazetto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis

Reumo

A inovação colaborativa e a responsabilidade social desempenham papel relevante na obtenção de vantagem competitiva de cooperativas com alianças estratégicas. Neste estudo, presume-se que o compartilhamento de informações estimula a inovação colaborativa e a responsabilidade social de cooperativas, com o propósito de melhorar sua reputação no mercado, obter resultados e maior competitividade. O estudo oferece insights sobre como o compartilhamento de informações pode melhorar a inovação colaborativa e se refletir na responsabilidade social em cooperativas que realizaram alianças estratégicas.
Dadas as peculiaridades das cooperativas, entender como o compartilhamento de informação, a inovação colaborativa e a responsabilidade social se inter-relacionam em alianças estratégicas se faz necessário. Assim, a questão norteadora da pesquisa é: Quais são os reflexos do compartilhamento de informações e da inovação colaborativa na responsabilidade social, considerando as dimensões econômica, social e ambiental, em cooperativas que integram alianças estratégicas? O objetivo é analisar os reflexos do compartilhamento de informações na responsabilidade social mediada pela inovação colaborativa
O compartilhamento de informações entre parceiros é fundamental para coordenar e controlar a aliança estratégica (Christ & Nicolaou, 2016), pois, contribui para desenvolver, manter e fortalecer o processo de gerenciamento dos impactos ambientais e sociais da cadeia de fornecimento (Khan, Hussain & Saber, 2016). Um dos elementos requeridos nas parcerias e redes de cooperação refere-se à inovação. Em particular, a inovação colaborativa, uma alternativa espontânea voltada à rápida adaptação e resolução de problemas interorganizacionais (Donaldson et al., 2011).
A população da pesquisa é composta pelas 939 cooperativas agropecuárias listadas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Foram contatados via rede Linkedin, gestores de media gerência, com o aceite de 404 convites e envio de questionário pelo SurveyMonkey. Ao final, obteve-se uma amostra de 50 questionários válidos. Os construtos foram mensurados por meio de itens múltiplos, com assertivas retiradas de estudos anteriores. Para analisar os dados e testar as hipóteses utilizou-se a técnica de modelagem de equações estruturais, estimada a partir dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS).
Os resultados do estudo indicam que o compartilhamento de informações na aliança de cooperativas é essencial para fomentar a inovação e se refletir nas dimensões econômico-financeira e ambiental da responsabilidade social, desde que o compartilhamento seja percebido como positivo, com potencial para ganhos e como uma oportunidade. Também sugerem que os efeitos da inovação colaborativa não são imediatos em termos de responsabilidade social. Sinalizam ainda que a dimensão social não é apenas um elemento intrínseco das sociedades cooperativas, mas se traduz em suas atividades.
O estudo contribui para a literatura ao examinar em conjunto os vínculos entre compartilhamento de informações, inovação colaborativa e responsabilidade social (econômica, ambiental e social) em cooperativas que integram alianças estratégicas. Também valida os construtos de responsabilidade social propostos teoricamente por Gallardo-Vázquez et al. (2014) no contexto de cooperativas. Os resultados possuem implicações práticas ao indicar que o compartilhamento de informações se constitui em um mecanismo que contribui para que as cooperativas cumpram seus objetivos econômicos e sociais.
Christ, M.H., & Nicolaou, A.I. (2016). Integrated information systems, alliance formation, and the risk of information exchange between partners. Journal of Management Accounting Research, 28(3), 1-18. Gallardo-Vázquez, D., Sánchez-Hernández, M.I., & Castilla-Polo, F. (2014). Theoretical and methodological framework for the qualitative validation of an explanatory model of social responsibility in cooperatives societies. Management Research: The Journal of the Iberoamerican Academy of Management, 12(3), 259-287.