Resumo

Título do Artigo

A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM DE ENSINO CENTRADA NO ALUNO: um estudo observacional do filme ‘como estrelas na terra, toda criança é especial’
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Abordagem de Ensino Centrada no Aluno
Ensino-Aprendizagem e Pesquisa em Administração
Estudo Observacional em Análise Fílmica

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco
2 - Juliana Correia da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Campus Osasco

Reumo

Este estudo trata da relevância da abordagem de ensino centrada no aluno. Essa abordagem é capaz de atender demandas organizacionais, grupais, educacionais e da sociedade, juntando-se: os recursos estéticos, como razão e sensibilidade; as experiências vividas e imaginárias, cognição e emoção, consideradas engenhos e artes no ofício de ensinar; a necessidade de revitalização do processo de ensino-aprendizagem no Brasil. Essa escolha encontrou reforço em Severino (2016), quando apontou que é possível ensinar sob a égide de uma postura investigativa ou de produção de conhecimento.
Levando-se em consideração as premissas de que filmes se aproximam da realidade por intermédio das linguagens fílmicas e, que docentes exercem influência na preparação de discentes, este estudo objetiva investigar como é tratada a relevância da abordagem de ensino centrada no aluno, no filme escolhido como lócus desta pesquisa. Com vistas ao alcance deste objetivo e concomitante resposta à questão de pesquisa, aqui embutida, o filme foi tratado como lócus de pesquisa para estudo de caso e reflexões da realidade.
A partir de Rogers (1961, 1964) para a abordagem de ensino centrada no aluno, considera-se essencial que, além de contribuições para aquisição de conhecimentos, foque-se a atenção em desenvolvimento de competências, consolidação de conhecimentos, construção de novos conhecimentos e, conjuntamente, em atitudes, comportamentos e habilidades para aprender a aprender. Vergara (2003) defendera a proposta de o aluno praticar suas ações pautadas pela ética, transformando-as a partir de seu saber ser, seu saber, e seu saber fazer, o ato de pensar, sentir e agir no processo de ensino-aprendizagem.
Para condução desta pesquisa a metodologia aplicada envolveu abordagem qualitativa, estudo observacional em análise fílmica, observação indireta e não-participante estratégia de análise reflexiva, com base em Vergara (2010), que admitiu a presença da subjetividade do pesquisador no processo de interpretação dos dados, aliada às analises das proposições teóricas, com base em Yin (2010), que ressaltou as vantagens de ordenação e foco nos questionamentos iniciais da pesquisa. Como Estrelas na Terra, toda Criança é Especial, dirigido por Aamir Khan (2007) é o filme lócus desta pesquisa.
Os resultados apontam que esta pesquisa corroborou a consciência, em meio à confiança, de que a abordagem de ensino centrada no aluno, em toda a sua complexidade implica, necessariamente, alterações substanciais no papel do professor e do aluno, além de gerar, por sua vez, implicações para a inserção de novos protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, como colegas/amigos, gestores das instituições de ensino, membros da comunidade, pais e família, todos no papel de apoiadores a esse processo.
Salienta-se que esta pesquisa contribuiu para a identificação de evidências, no desenrolar de todo o filme, do caminho complexo e desafiador que será preciso percorrer para que a abordagem de ensino centrada no aluno possa ser internalizada e reconhecida como promotora de um processo genuinamente facilitador de ensino-aprendizagem nas instituições de ensino. Ratifica-se a relevância de se estudar continuamente essas proposições teóricas e, ao mesmo tempo revisitar as perspectivas de estudos observacionais em análise fílmica no campo da Administração.
Rogers, C. R. (1964).Toward a modern approach: the valuing process in the mature person. In: Journal of Psychology, 6(2), 164-169; Vergara, S. C. (2003). Repensando a relação ensino-aprendizagem em Administração: argumentos teóricos, práticas e recursos. Revista Organizações & Sociedade- O&S, 10(28), 131-142; Villela, F.C. B., Archangelo, A. (2015).A escola significativa e o aluno diante da atividade. Loyola; Huczynski, A., Buchanan, D. (2004). Theory from fiction: a narrative process perspective on the pedagogical use of feature film. Journal of Management Education, 28(6), 707-726.