Resumo

Título do Artigo

A DISCIPLINA DE LOGÍSTICA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DE APRENDIZAGEM POR ESTUDANTES DA GERAÇÃO Z
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Logística
Recursos de aprendizagem
Geração Z

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - SÉRGIO ADRIANY SANTOS MOREIRA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) - IFES CAMPUS CENTRO SERRANO

Reumo

O presente estudo tem a proposta de apresentar a análise de artigos que abarcam temas como: a geração Z (faixa etária dos estudantes que participaram da pesquisa e estarão atuando no mercado de trabalho futuramente); estudos sobre a disciplina de logística no ambiente escolar; e estudos sobre intervenção pedagógica. Tais estudos irão embasar a pesquisa conduzida, por meio de intervenção pedagógica, com alunos do curso técnico em Administração de um campus do Instituto Federal do Espírito Santo quanto a importância da disciplina de Logística em seus estudos.
O objetivo geral do presente estudo é analisar a percepção dos alunos de um campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo sobre a disciplina de Logística e os recursos de aprendizagem utilizados por esses estudantes, de maneira que possamos propor estratégias de aprendizagem futuras baseadas nos anseios e expectativas desses discentes, pertencentes a geração Z.
Com o intuito de compreender alguns anseios e expectativas sobre os jovens da geração Z, alguns estudos (p. e. MARTINI, MARTINS e SOTILLE, 2017; RODRIGUES e ZATZ, 2016; MATHUR e HAMEED, 2016; IORGULESCU, 2016) consideram essa geração como “Nativos Digitais” – indivíduos que já nasceram com o uso disseminado da Tecnologia. Bem como, tais indivíduos também buscam novas formas de aprendizagem por meio de diferentes plataformas tecnológicas (REIS e TAMAÉL, 2016; SILVA, PRATES e RIBEIRO, 2016; ZIEDE, SILVA e PEGORARO, 2016; CARVALHO; 2016; SABOIA, VARGAS e VIVA, 2013).
As análises apresentadas neste trabalho, por meio do tópico RESULTDOS E DISCUSSÕES, possuem o objetivo de orientar e complementar o plano de ensino de professores que ministram a disciplina de Logística, pois as percepções dos estudantes são cruciais para o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, esta pesquisa vai ao encontro das expectativas dos estudos de Georges e Seydell (2008) de que se faz necessário identificar as dificuldades no ensino da Logística para que possa agregar os alunos e estimular os docentes nessa área do conhecimento.
Alguns questionamentos são levantados a partir de uma pesquisa como essa, de maneira que se percebe o desafio de aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem dos jovens da geração Z em uma disciplina técnica, como Logística, que está presente no mercado de trabalho de diferentes gerações. Para estudos futuros, se recomenda observar quais recursos educacionais (tecnológicos ou não) se mostram mais efetivos e no que eles se diferenciam para que sejam traçadas estratégias de aprendizagem efetivas voltadas a geração Z.
FONFOCA, E.; SCHONINGER, R. R. Z. V.; COSTA, C. S. da.; A Mediação Tecnológica e Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: contribuições da Educomunicação. Revista Tempos e Espaços na Educação. v. 11, n. 24, p. 267-278, jan./mar. 2018. IOGURLESCU, M. C.; Generation Z and its perception of work. Cross-Cultural Management Journal. v. XVIII, Issue: 1 (9), 2016. VALES, J. F.. de; SANTOS, N. de V. Metodologia ativa como ferramenta de ensino e aprendizagem no curso técnico de logística. South American Development Society Journal, v. 4, n. 10, p. 146-155, 2018.