Resumo

Título do Artigo

A RELAÇÃO ENTRE OS FATORES INFLUENCIADORES DA ADOÇÃO, INTENÇÃO E FREQUÊNCIA DE CONSUMO DE LIVROS DIGITAIS ON-LINE
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor.
Consumo On-line.
Livros Digitais.

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - LUCIANA FREIRE
UNI7 - Centro Universitário 7 de Setembro - CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
2 - Sérgio Ricardo da Silva Filho
-
3 - Emanuela de Lima Moita
UNI7 - Centro Universitário 7 de Setembro - Administração
4 - RICARDO FREIRE DE LIMA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Direito

Reumo

O artigo lança luz sobre o comportamento do consumidor brasileiro de livros digitais, partindo do paradigma que há aspectos que influenciam a intenção de compra, e essa, por sua vez, define a frequência do consumo de livros digitais. Sendo, pois, relevante devido a inscipiência na literatura nacional dedicada especificamente ao consumo de livros digitais.
Face ao exposto, a presente pesquisa tem como problema a seguinte questão: Qual a relação entre os fatores influenciadores na decisão de compra de livros digitais, sua intensão de compra on-line e a frequência de consumo? Para responder a essa indagação, definiu-se como objetivo geral: investigar a relação entre os fatores influenciadores da adoção do consumo de livros digitais on-line, sua intensão de compra on-line e a frequência de consumo.
O artigo tem como base as proposições teóricas de: Cheung et al. (2003), que elaboraram o MIAC, fundamentado no comportamento do consumidor e na continuidade de uso de sistemas de inovação; Venkatesh et al. (2003), que desenvolveram o modelo UTAUT; por fim, Gouvêa, Nakagawa e Oliveira (2013) identificaram que a atitude em relação ao uso da tecnologia, a confiança e a expectativa de desempenho figuram como aspectos relevantes para possível adoção de compra on-line de livros, CDs e DVDs.
A pesquisa se caracterizou como exploratória de natureza quantitativa tendo como procedimento técnico o levantamento (survey) transversal. A amostragem foi não probabilística por julgamento, tendo como população alunos e graduados do curso de administração da UECE e UNI7. O questionário foi construído com base no referencial teórico, aplicado on-line, tendo 222 respondentes. Os dados foram analisados mediante a técnica de análise fatorial, correlação e regressão linear simples e múltipla.
A análise dos dados permitiu evidenciar que a intenção de compra de livros digitais on-line, no caso desta pesquisa, é dependente dos fatores C1, C3, C4 e C5, reforçando a a proposição de Cheung et al. (2003). Ao mesmo tempo, relevou que a frequência do consumo de livros digitais está vinculada à intenção de compra de livros digitais on-line (C6), e conveniência, economia de tempo e dinheiro (C3).
Conclui-se que, diante da amostra pesquisada e da metodologia utilizada, que os fatores influenciadores da adoção do consumo de livros digitais on-line (C1, C3, C4 e C5) interferem em sua intensão de compra on-line e que esse, por sua vez, atrelado a conveniência, economia de tempo e dinheiro afetam a frequência de consumo. Portanto, o estudo foi considerado bem sucedido na medida em que foi capaz de apresentar as relações de dependência entre os construtos e a variável frequência de consumo.
CHEUNG, C.M.K.; ZHU, L.; KWONG, T.; CHAN, G.W.W.; LIMAYEM, M. On-line consumer behavior: a review and agenda for future research. In: Bled e-Commerce Conference, 16th, 2003, Bled. Proceedings.. Slovenia, 2003. FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed.. Porto Alegre: ArtMed, 2009. GOUVÊA, M. A.; NAKAGAWA, S. S. Y.; OLIVEIRA, Braulio. Um estudo sobre os aspectos que contribuem para a adoção do canal on-line para compra de livros, CDs e DVDs. Revista de Administração-RAUSP, v. 48, n. 3, 2013.