Resumo

Título do Artigo

IDENTIDADE E SUBCULTURA CERVEJEIRA: UM ESTUDO SOBRE A ASSOCIAÇÃO DA ZONA DA MATA MINEIRA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Identidade
subcultura de consumo
cerveja artesanal

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

Autores

Nome
1 - Vanessa Chicri Salazar Chebli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Reumo

Com o favorecimento do mercado de consumo de produtos diferenciados, as cervejas especiais vêm ganhando representatividade no país. Ferreira et. al (2011) destacam que alguns fatores são importantes para o advento desses produtos. Dentre eles, a “diplomação em consumo” do brasileiro, cada vez mais exigente, com o paladar mais apurado e sensibilizado pela invasão das cervejas importadas no mercado nacional. A produção de cerveja caseira tem aumentado devido à falta de variedade no mercado e às taxações, surgindo a figura do cervejeiro caseiro caseiro, obejto deste estudo.
Tendo em vista a ascensão da subcultura de consumo e produção cervejeira no Brasil, o artigo tem como objetivo principal analisar como é construída a identidade dos membros da associação de cervejeiros da Zona da Mata Mineira (ACZ), caracterizados por aqueles que consomem cervejas artesanais, mais especificamente para aqueles que produzam sua própria cerveja em escala caseira. O intuito é compreender como a identidade dos membros é construída a partir das relações sociais no grupo; indentificar os principais atores envolvidos; relatar qual é o significado de pertencer à subcultura.
Utilizou-se os conceitos de identidade, dentro das definições da sociologia e psicologia social, bem como estudos anteriores sobre construção de identidade em subculturas de consumo. Essa análise foi feita pela perspectiva interpretativista, pela lente do interacionismo simbólico.
Realizou-se pesquisa qualitativa, e foram aplicadas 06 entrevistas com roteiro semi-estruturado e observação participante como método complementar. A análise das entrevistas foi feita por meio de análise de conteúdo, com categorias que emergiram da própria literatura.
Foi possível perceber pela análise das entrevistas e da observação participante nos encontros, que suas identidades foram sendo construídas a partir da vivência e do aprendizado contínuo proporcionado pela associação, por meio das relações sociais estabelecidas. Os membros da associação dos cervejeiros da Zona da Mata Mineira mostraram em seus discursos, os significados compartilhados, tais como a importância do hobby em suas vidas bem como o da socialização no âmbito do grupo.
Os resultados apontam para uma identidade que, para ser legitimada precisa dos demais cervejeiros, através dos processos de socialização como os eventos, cursos, premiações, e também o know-how proporcionado pela prática. No Brasil, ainda são poucos os trabalhos acadêmicos que exploram a subcultura cervejeira como interlocutora e formadora de identidades, sugerindo para estudos futuros que novas ideias e perspectivas de análise possam ser incorporadas.
ANDRÉ,, 2006. BARDIN, L.1977. BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. 1985. CIAMPA, A.D.C. 1994. DUBAR, C. 2005. ELIAS, N. 1994. Ésther, A. B. (2007). FERREIRA, R. H.et al 2011. GIL, A. C. 2008. HALL, S. 2005. LIPOVETSKY, G. 1983. MINAYO, M.. C. S, 2001 MORADO, R. 2009. PADILHA, V. 2012. SANDSTROM, K. L. et. al. 2016. SCHOUTEN, J. W.; MCALEXANDER, J. H. Silveira, I. C. 2011 Vergara, 2012