Resumo

Título do Artigo

INTELIGÊNCIA ANALÍTICA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inteligência analítica
Business Intelligence & Analytics
Produção científica

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Pedro Henrique Gomes Ruggiero
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo
2 - Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP)
3 - Fernando de Souza Meirelles
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - IMQ e GVcia www.fgv.br/cia/pesquisa

Reumo

O campo relacionado à Inteligência Analítica têm se tornado importante para comunidades acadêmicas e também para o mercado, e envolve termos como Analytics, Big Data Analytics, Business Analytics e Business Intelligence & Analytics, e ainda não há um consenso entre a separação dos termos, com interpretações distintas entre os autores. O mercado de inteligência analítica cresce a cada ano e é altamente competitivo, com um número de fornecedores cada vez maior, com produtos e tecnologias com funcionalidades cada vez mais ricas, e com os preços das soluções tradicionais de BI em queda.
Dada a importância do tema e a abrangência de assuntos correlatos, o objetivo deste artigo é mapear, por meio de uma revisão bibliográfica, artigos, autores e periódicos que estão colaborando cientificamente no tema da Inteligência Analítica. A pergunta de pesquisa é “Quais são as principais contribuições teóricas do campo de Inteligência Analítica?” Para isso, a pesquisa tem como objetivos específicos, identificar: a) O Main Path da temática; b) Os artigos e os autores mais citados no tema; c) Os principais periódicos que publicam artigos sobre o tema.
A evolução da Inteligência Analítica: a evolução está concentrada nas tecnologias de Business Intelligence & Analytics (BI&A) 1.0, BI&A 2.0 e BI&A 3.0, bem como em suas principais aplicações, como: comércio eletrônico e inteligência de mercado, governo eletrônico, ciência e tecnologia, saúde e bem-estar inteligentes e segurança. Tecnologias fundamentais e pesquisas emergentes: como forma de auxiliar os estudiosos do tema, recomenda-se estudos nos principais tópicos: Big Data Analytics, Text Analytics, Web analytics, Network analytic e Mobile analytics.
Os resultados indicam que os pesquisadores da área de Inteligência Analítica ainda não estabeleceram um diálogo por meio da literatura no tema. Ao invés disso, parecem estar se utilizando de teorias e conhecimentos de outras áreas. O Main Path calculado consiste em 24 textos. Foram lidos os 24 textos do Main Path em profundidade, de forma a entender o conteúdo e as convergências e divergências dos textos. Adicionalmente, foram lidos 4 textos que estão entre os 10 mais citados e que não apareceram no Main Path (os outros 6 fazem parte do Main Path e também do grupo dos 10 mais citados).
A partir do Main Path e com a análise de citações, o trabalho evidenciou um conjunto de doze textos pelo qual se sugere que o interessado no tema comece a leitura. Outros quatro textos estão entre os mais citados. A indicação dos textos permite, inclusive, um início de diálogo com outros pesquisadores, uma vez obtido o panorama da área. Na leitura, sugere-se seguir a ordem definida neste trabalho: Main Path da literatura e os mais citados. É relevante o conhecimento do conjunto de journals que se dedicam ao tema. Sugestões de pesquisas futuras e limitações do estudo foram apresentadas.
Bose, R. (2009). Advanced analytics: opportunities and challenges. Industrial Management & Data Systems, 109(2), 155-172. Chen, H., Chiang, R. H., & Storey, V. C. (2012). Business Intelligence and Analytics: From Big Data to Big Impact. MIS Quarterly, 36(4), 1165-1188. Kohavi, R., Rothleder, N. J., & Simoudis, E. (2002). Emerging Trends in Business Analytics. Communications of the ACM, 45(8), 45-48. Jourdan, Z., Rainer, R. K., & Marshall, T. E. (2008). Business Intelligence: An Analysis of the Literature 1. Information Systems Management, 25(2), 121-131.