Resumo

Título do Artigo

OS CURSOS DE TURISMO NO RS: configurações de gênero na docência
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cursos de Turismo
Docência
Gênero

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - Maria da Graça Gomes Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
2 - Tania Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
3 - Dalila Rosa Hallal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo
4 - Dalila Müller
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Faculdade de Administração e de Turismo

Reumo

As questões de gênero, há décadas são discutidas pela história, sociologia e antropologia, mas faz pouco tempo que está na agenda de discussão da investigação científica em turismo. Os diversos estereótipos atribuídos aos gêneros moldam o significado que se atribui às ocupações e às carreiras, tornando-se comum o entendimento de que há carreiras mais adequadas às mulheres. No turismo a falta de dados sobre o gênero na docência, pode ser uma barreira para a auto-reflexividade da área, sendo importante mapear a presença do gênero feminino na docência nos cursos de turismo do Rio Grande do Sul.
O estudo objetiva mapear e discutir a presença do gênero feminino na docência do ensino superior em turismo no Rio Grande do Sul.
As preferências naturalizadas de homens e mulheres por determinadas profissões e áreas do conhecimento são evidentes, como se procurassem a área de atuação que corresponda ao que se estabelece como o esperado para cada um dos gêneros. Barreto (2014) aponta que as mulheres são maioria nas áreas com características consideradas mais femininas, como nas carreiras de Educação, Saúde e Bem-Estar Social, Serviços, Humanidades e Artes. Entende-se que a área de turismo tem características femininas dentro das estereotipias sociais de gênero que produzem a divisão sexista das áreas do conhecimento.
O estudo trabalhou com dados de docentes de 15 cursos presenciais de Turismo do Rio Grande do Sul, pertencentes à instituições públicas e privadas. Os cursos de turismo foram identificados através do sistema informatizado e-MEC/INEP. Para se chegar aos docentes, foi consultado o Website dos cursos presenciais de turismo do RS. A partir da identificação dos docentes, tomou-se como fonte de informações os Currículos Lattes dos mesmos, disponibilizados na Plataforma Lattes do CNPq. Foram analisados 175 currículos Lattes de docentes.
Os resultados do estudo apontam que dos 175 docentes estudados, (54,3%) são do gênero feminino e (45,7%) do gênero masculino, evidenciando um predomínio de mulheres na docência nos cursos de turismo. Analisando a questão de gênero a partir da natureza das instituições, dos 48 docentes pertencentes as IES públicas, (64,6%) são do gênero feminino, e, dos 127 pertencentes as IES privadas (50,4%) são mulheres. Com relação a formação acadêmica, verifica-se que (31,4%) dos docentes possuem formação em turismo.Desses docentes com formação na área (76,4%) dos mesmos são do gênero feminino.
O estudo sinaliza que estereótipos de gênero produzem entendimentos que mulheres tem melhor desempenho em certos nichos do mercado de trabalho, que estejam de acordo com a sua natureza. Nos cursos pesquisados há predomínio do gênero feminino na docência e os docentes com formação em turismo são mulheres na grande maioria, apontando que a área tem características femininas. A prevalência de mulheres na docência dos cursos estudados retrata aspectos de herança cultural e de gênero, firmados há décadas, mas também é resultado das lutas ao longo do tempo, que marcaram o ser e o agir feminino.
BARCIA, Johanna B.; RICAURTE-QUIJANO, Carla. Mujeres en Turismo: equidad de género en la docencia e investigación en el área de Guayaquil, Ecuador. Estudios y Perspectivas en Turismo Volume 25 (3) 2016) pp 255-278 BARRETO, Andreia. A Mulher no Ensino Superior: distribuição e representatividade. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n.6 p 7-46, jul/dez. 2014 BRUSCHINI, Cristina. Trabalho e gênero no Brasil nos últimos dez anos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol.37 n.132  Sept./Dec. 2007