Resumo

Título do Artigo

CEO E ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS FIRMAS: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DE 1998 A 2018
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Palavras Chave

CEO
Estratégias
Internacionalização

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - carla fabiana cazella
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó
2 - Dulcimar José Julkovski
-
3 - Lidiane Cássia Comin
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó/SC

Reumo

A evolução das teorias e os conceitos que abordam o tema CEO (Chie fExecutive Officer) e internacionalização das firmas, contribuem para o avanço do estado da arte da literatura no campo. É perceptível através dos artigos analisados neste estudo, que as atividades do CEO são intensas e constantes nas ações estratégicas de tomada de decisão, e na visão dos negócios das firmas, como determinante para que efetividade da internacionalização da firma, obtenha estrategicamente o desempenho esperado.
O estudo visa compreender o estado da arte da pesquisa sobre CEO e sua influência na internacionalização das firmas. Metodologicamente, realizamos um estudo bibliométrico longitudinal dos artigos publicados em 23 periódicos internacionais de língua inglesa, durante um período de 20 anos, de 1998 a junho de 2018. A partir de uma amostra de 541 artigos coletados na base de dados Scopus, foram selecionados 39 artigos, analisados pelas palavras chaves, frequências de citações, redes de co-citação e países onde a pesquisa sobre CEO e internacionalização das firmas teve maior destaque.
As decisões das firmas na adoção de estratégias de internacionalização (Saeed e Ziaulhaq, 2018), passam pela tomada de decisão do CEO, que necessita assumir o papel de líder, e decidir, determinar, avaliar e acompanhar as decisões da firma. Assim, a adoção das estratégias de internacionalização requer um padrão de comportamento e persistência sempre observando as mudanças para que não ocorram efeitos contrários aos propostos pela firma (Audiaet al., 2000; Kunisch et al., 2018), sendo o CEO o agente no processo de tomada de decisão.
O processo de decisão de internacionalização das firmas está diretamente ligado ao envolvimento do CEO, sendo este o responsável direto da decisão de internacionalizar (Saeed e Ziaulhaq, 2018), seu conhecimento implicará nos resultados da firma. Adotar a estratégia de internacionalização é buscar novas maneiras de estimular a firma a novos desafios e incentivar o desenvolvimento de produtos e serviços em outros mercados, objetivado o crescimento em novos mercados.
O estudo contribui para compreensão das discussões e publicações sobre CEO e internacionalização das firmas, estratégias utilizadas e como se dá a tomada de decisão pelos CEO,estabelecendo assim algumas bases sobre quais teorias e práticas de internacionalização das firmas são adotadas pelo CEO.Ao classificar e analisar vinte anos de publicações sobre CEO e internacionalização das firmas, identificamos as principais obras e perspectivas teóricas ou conceituais tomadas pelos estudiosos, bem como as mudanças e a evolução da pesquisa que ocorreram ao longo dos anos.
Audia, P. G.; Locke, E. A.; Sminth, K. G. (2000).The paradox of success: An archival and a laboratory study of strategic persistence following radical environmental change. Academy of Management Journal. Vol. 43, No. 5, 837-853. Kunisch S.; Menz M.; Cannella Jr. A.A. (2018). The CEO as a key microfoundation of global strategy: Task demands, CEO origin, and the CEO's international background. Paper accepted for publication in the Global Strategy Journal. Saeed A.; Ziaulhaq, H.M. (2018). The Impact of CEO Characteristics on the Internationalization of SMEs: Evidence from the UK. Canadian Journal