Resumo

Título do Artigo

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Metodologia ativa
Aprendizado ativo
Revisão sistemática de literatura

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Humberto Rodrigues Marques
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Programa de Pós-Graduação em Amdinistração
2 - Alyce Cardoso Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - UFLA
3 - Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) -

Reumo

A grande mudança das abordagens tradicionais para as construtivistas no contexto da educação transformou este campo de pesquisa em um caminho valioso. O aprendizado ativo, em relação aos métodos de ensino mais tradicionais, é mais eficaz para aumentar a compreensão dos alunos sobre conceitos difíceis de serem apreendidos, de modo que definir a aprendizagem ativa é destacar sua diferença das formas tradicionais de ensino superior, principalmente com relação à abordagem didática caracterizada pela memorização e pela compreensão abrangente de sistemas relativamente estáticos.
O presente estudo possui como objetivo analisar publicações científicas por meio de artigos de relevância sobre o conceito de métodos de ensino ativo nos últimos 10 anos, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Por meio de uma busca realizada no banco de dados ISI Web of Science® da Thomson Reuters procura-se identificar tanto os achados bibliométricos, por meio de uma análise descritiva, assim como uma abordagem semântica dos principais debates dos artigos recuperados na busca utilizada.
O método tradicional de ensino centrado no professor ainda é fortemente utilizado. Porém, a educação atual necessita de um comprometimento mútuo entre docentes e discentes, promovendo inovações quanto à didática que impliquem em atividades contínuas de aprender a aprender. Para atingir tal objetivo, pesquisas são realizadas de forma a analisar e desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em que alunos sejam independentes e envolvam-se efetivamente nas atividades efetuadas em sala de aula (PINTO et al., 2012).
Os resultados indicam que o tema tem ganhado mais destaque depois de 2015, assim como evidenciou os autores que mais publicaram, a origem e área de pesquisa, revistas que mais publicaram e os 10 artigos mais citados da área. Ainda, verificou-se algumas vantagens e desvantagens na aplicação desse método, assim como evidenciou-se as metodologias ativas mais utilizadas nos estudos analisados, e as áreas de pesquisa que mais aplicam esses tipos de métodos mais ativos, com destaque para a área da saúde, como medicina, enfermagem, farmácia, odontologia e nutrição, assim como a área de engenharia.
As limitações do processo de aprendizagem devem ser discutidas, já que em geral se fala da necessidade de mudança na educação, sendo preciso investir em novos métodos para obter resultados nas futuras gerações. Não foram encontrados artigos na área de Administração, apenas o de Sacristán-Díaz et al. (2016) sobre o curso de gestão de operações, uma subárea contemplada no curso de Administração. Como sugestão recomenda-se um artigo que contemple como a metodologia ativa pode ser aplicada ao curso de Administração, uma área em constante contato com organizações e outros setores da sociedade.
PINTO, A. S. da S. et al. Inovação Didática - Projeto de Reflexão e Aplicação de Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior: uma experiência com “peer instruction”. Janus, 9 (15), p. 75-87, 2012. SACRISTÁN-DÍAZ, M. et al. The effects of teaching and assessment methods on academic performance: a study of an Operations Management course, Innovations in Education and Teaching International, 53:5, 497-507, 2016.