Resumo

Título do Artigo

PROTOTIPAÇÃO DE UM GAME PARA A PREPARAÇÃO NA AQUISIÇÃO DA CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Protótipo
Gamificação
Mobile

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - FRANCISCO NEGILDO PASSOS JUNIOR
Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA - QUIXADÁ
2 - RENATO FURTADO DE MESQUITA
Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA - Quixadá

Reumo

O índice de reprovação na prova teórica tem se tornado crescente, chegando em torno dos 30% (CEARÁ, 2018). O uso de aplicações mobile tem como fundamento além da atratividade, o de auxiliar processos. Segundo Glauber (2015) em uma pesquisa, 35% de usuários de dispositivos móveis afirmam que usam ao menos um aplicativo antes de sair da cama. Com isso, percebe-se a grande importância que aplicativos móveis têm na vida de quem usa Smartphones. O protótipo traz princípios de usabilidade e gamificação, com isso os usuários podem ter uma interação de diversão e ao mesmo tempo aprendizagem.
A gamificação tem como objetivo trazer elementos de jogos para um contexto diferente, fazendo assim uma aplicação ter a mesma atratividade que um jogo. Aplicando esses layouts em aplicações educacionais é possível ter um retorno de aprendizagem usando jogos educacionais. Segundo Graças (2015), não existe ainda uma definição certa para o Mobile-Learning, porém algumas literaturas trazem definições como a que qualquer meio de aprendizagem realizado fora de um local fixo de uma instituição de ensino ou quando o estudante consegue tirar inúmeras oportunidades de ensino pelos dispositivos móveis.
O protótipo mobile foi desenvolvido em modo experimental e informativo por analisar e registrar o conteúdo a ser estudado e conter métodos experimentais. No trabalho foi utilizada a pesquisa de caráter quantitativo, usando uma entrevista estruturada com o intuito de validar e ter sugestões para protótipo visando o seu desenvolvimento no futuro, e saber sobre possíveis dificuldades na prova legislativa do DETRAN, referentes à legislação e sinalização de trânsito.
Analisando o resultado da pesquisa, se vê uma grande dificuldade por parte dos entrevistados referente aos assuntos que compõem a prova legislativa. Diante dessa dificuldade os usuários gostaram da ideia e apoiaram o desenvolvimento de um aplicativo baseado no protótipo apresentado, tendo aceitação de 100% dos entrevistados, afirmando que seria de grande utilidade o aplicativo baseado no protótipo. Houve uma questão voltada sobre sugestões para o protótipo, as mesmas foram analisadas e as relevantes serão acrescentadas em trabalhos futuros.
Como resultado foi desenvolvido um protótipo para dispositivos móveis que visa auxiliar nos estudos para a prova legislativa do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). Trazendo todos os princípios de usabilidade, dando assim maior experiência para o usuário em relação a interface e baseado na gamificação onde é possível ter maior atratividade e aprendizagem.
Este trabalho traz como contribuição um protótipo desenvolvido para dispositivos móveis, alcançando o objetivo de desenvolver uma prototipação de um game para preparação na aquisição da Carteira Nacional de Habilitação, com todas as telas desenvolvidas para dar maior usabilidade para os usuários. Desta maneira procurou-se demostrar a validade e viabilidade da proposta aos candidatos a aquisição da CNH, pretendendo assim alcançar os objetivos de forma adequada. Tendo suas funções bem definidas na prototipagem.