Resumo

Título do Artigo

CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL: experiência de professoras-contadoras
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Identidade docente
Formação
Mulheres

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Mônica Aparecida Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade Ciências Contábeis
2 - Gabriella Aparecida Gomes dos Santos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
3 - Silvia Pereira de Castro Casa Nova
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Reumo

Para consolidar o que é ser-professor(a), a construção dessa identidade demanda um longo processo, exigindo tempo para adquirir formação, para observar e aprender como agir, para tomar decisões e, principalmente, para se enxergar como um(a) formador(a) para outros indivíduos. Logo, a identidade docente perpassa por três eixos de análise: experiência e saber da experiência; profissionalidade docente; e formação inicial e continuada (Iza et al., 2014).
Como ocorre o processo de construção da identidade de professoras-contadoras? Desta maneira, esta pesquisa tem como objetivo analisar as experiências relatadas por professoras-profissionais (que exercem exclusivamente a docência) e profissionais-professoras (que atuam no mercado de trabalho e na docência) do Curso de Ciências Contábeis no que tange ao processo de construção de sua identidade profissional, com o intuito de identificar as percepções sobre a formação docente e os possíveis conflitos existentes entre vida pessoal e profissional.
A identidade de um indivíduo pode ser entendida como um “processo de construção social de um sujeito historicamente situado” (Iza et al., 2014, p. 275). Para Kreber (2010), a identidade pode ser entendida como sendo a identificação do indivíduo com determinados grupos ou reconhecimento por outras pessoas; ou ainda, pode ser associada como uma imagem que construímos de nós mesmos, uma visão que liga a identidade às noções de autorrealização e autoconsciência de quem somos. Quanto à identidade profissional se constrói baseada na significação social da profissão, de suas tradições e contradições
O estudo foi realizado pela abordagem qualitativa, tendo como base os objetivos de: (i) compreender o processo de formação de identidade profissional das professoras-contadoras; e (ii) identificar as possíveis diferenças encontradas nesse processo quanto à discussão sobre gênero, possibilitando verificar, em campo e em profundidade, como se encontra esta realidade. Foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas. Para investigar a construção da identidade foram classificadas nos códigos de análises. São eles: ingresso, caracterização, permanência, ascensão e finalização.
A análise e interpretação das entrevistas foi feita a partir da categorização com o uso da template analysis. As categorias geradas tiveram relação com as fases da carreira acadêmica: ingresso, caracterização, ascensão, permanência e finalização. Verificou-se que, em relação ao ingresso das professoras na docência, em geral, não planejaram a carreira docente: foram convidadas a ministrar aulas, fato comum observado na docência. Quanto à ascensão na carreira, relataram a importância da formação acadêmica, pedagógica e profissional.
Todos os fatores internos e externos a que estão expostas as professoras-contadoras contribuem para a construção da identidade profissional dessas docentes. Na busca por construir sua identidade profissional, as professoras relatam como é ser mulher, mãe e professora e os conflitos existentes ao tentarem que conciliar a vida pessoal (convívio com a família) e sua ascensão e consolidação na carreira profissional. Por fim, constatou-se que é difícil fazer bater esse balanço!
Iza, D. F. V., Benites, L. C., Neto, L. S., Cyrino, M., Ananias, E. V., Arnosti, R. P., & Neto, S. de S. (2014). Identidade docente: As várias faces da constituição do ser professor. Revista Eletrônica de Educação – REVEDUC, 8(2), 273-292. Slomski, V. G., Lames, E. R. de, Megliorini, E., & Lames, L. da C. J. (2013). Saberes da docência que fundamentam a prática pedagógica do professor que ministra a disciplina de gestão de custos em um curso de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, 9(4), 71-89