Resumo

Título do Artigo

RELEVÂNCIA DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL ACERCA DO GOODWILL PARA O MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Goodwill
Combinação de negócios
Relevância da informação contábil

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Andréia Hartwig
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória

Reumo

As fusões e aquisições em empresas brasileiras têm movimentado números significativos no mundo dos negócios, gerando combinações de negócios. O termo combinação de negócios é utilizado quando uma entidade adquire o controle de um ou mais negócios e, normalmente, tais operações levam ao reconhecimento de ativos e passivos, incluindo o ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill). (CPC 15 (R1) – Combinações de Negócios, 2017). A aquisição de controle de empresas é comumente realizada por meio de operações de fusões e aquisições.
Este trabalho tem por objetivo levantar e analisar as variações nos valores de goodwill divulgado nas demonstrações contábeis das empresas brasileiras de capital aberto listadas na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão) e na sequência verificar a relevância da informação contábil divulgada acerca do goodwill para o mercado de capitais brasileiro.
Segundo Brealey et al. (2008), somente tem coerência realizar uma transação de fusão e aquisição se houver benefício econômico com a operação. Consequentemente, o valor de uma entidade é decorrente da soma dos ativos tangíveis e intangíveis da mesma, sendo os intangíveis os de maior destaque em um ambiente de combinações de negócios, por serem os principais responsáveis pela competitividade empresarial (Kayo, Kimura, Martin; Nakamura, 2006).
Para o desenvolvimento deste estudo foi desenvolvida uma base de dados “Única” com base nos relatórios das empresas que posteriormente foi feito um merge com dados da Economática. Após a identificação das companhias que possuíam valores de goodwill entre os anos de 2010 a 2015, os resultados encontrados neste trabalho demonstraram que a combinação de negócios é o principal fator para que haja variações no goodwill divulgado de uma determinada companhia.
As variações foram detectadas por meio dos dados do Economática, compreendendo os anos de 2010 a 2015. Também, com este trabalho, buscou-se verificar se o goodwill é relevante para o mercado, ou seja, se seu valor contábil tem relação com o preço da ação. As evidências empíricas indicam que o goodwill é relevante para o mercado de capitais.
Constatou-se relação positiva e significativa entre as variáveis contábeis analisadas no modelo e o valor de mercado das empresas, mostrando que estas são relevantes para o mercado de capitais. Esses resultados estão alinhados com os achados dos estudos de Silva, Souza e Klann (2015) que encontraram relação positiva entre patrimônio líquido, lucro líquido e goodwill com o retorno das empresas brasileiras, mostrando que o reconhecimento e mensuração das informações contábeis é importante para auxiliar os agentes nas tomadas de decisões.
Da Silva,A; Souza, T. R.; klann,, R.C. (2015) A Influência dos Ativos Intangíveis na Relevância da Informação Contábil. In: Congresso USP controladoria e contabilidade, 15. Anais eletrônicos... Disponível em < http://www.congressousp.fipecafi.org/web/artigos152015/27.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2016.