Resumo

Título do Artigo

O perfil sociodemográfico, as motivações de escolha do curso e o sentido de pertencimento dos estudantes de Turismo de duas universidades federais do sul do Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Perfil estudantes
Graduação em turismo
Pertencimento

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Dimensões e Contextos da Hospitalidade

Autores

Nome
1 - SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - PROFIAP
2 - Gustavo da Rosa Borges
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Dom Pedrito
3 - Patrícia Schneider Severo
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Jaguarão
4 - Edar da Silva Añaña
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL) - Departamento de Administração

Reumo

O turismo é importante no país. Aumento de turistas estrangeiros, melhores infraestruturas dos destinos e megaeventos são avanços. Muitos veem na profissão oportunidade de ampliar horizontes, conhecer culturas, idiomas, de emprego e renda. Oferta de graduação e mudanças sociais e do mercado promoveram mudanças nos perfis profissionais, mas alunos lidam com problemas: aprendizagem, pouco dinheiro, não adaptação à universidade/colegas, ansiedade pelo futuro(KIRAZ, 2014). Oportunidades de negócios e proximidade com a família são decisivos na permanência(LARSSON et al., 2017). O debate é oportuno.
O mercado turístico é importante no país e os cursos de turismo são uma oportunidade de ampliar trajetórias. As universidades públicas federais têm atraído alunos de várias partes do país. Mas nem todas que ofertam esse curso conhecem seus discentes. Há 2 cursos com características distintas no sul do país. O estudo, além de apresentar o perfil sociodemográfico analisa as motivações de escolha e o sentido de pertencimento dos estudantes por suas universidades, pode contribuir para novos rumos no currículo dessas graduações, como também contribuir para se vislumbrar o futuro de seus egressos.
Escolha, atuação profissional e comportamentos se amparam em Faria (2017), Rauduvaitė e Lasauskienė (2013), Rots et al (2010), Mondini et al (2014), Mitika e Gates (2011) e Trigo (2015) e Pimentel e De Paula (2014). Relações entre local de moradia e escolha profissão foram tratados a partir de Yu, Zhang e Li (2017). Kobus et al (2015) contribuíram na relação desempenho e residência original. Mckendry, Wright e Stevenson, (2014) ajudaram na compreensão da escolha da universidade e pertencimento. Rossatto et al. (2014) e Pimentel e de Paula (2014) foram uteis no perfil discente do turismo.
Estudo descritivo, quantitativo, com dados primários de 77 alunos da UFPel e 59 da Unipampa. Amostra não probabilística, por conveniência (KLEIN et al., 2015). Instrumento com questões sobre perfil demográfico, as razões de escolha pelo curso Soares (2002), Dos Santos (2005), Rots et al. (2010), Mondini et al. (2014), De Faria (2017); sentido de pertencimento às universidades e às cidades onde estão localizadas foram adaptados de Silva (2015) e de Jang, Kim e Lee (2015). Usou-se o software de análise estatística PASW Statistics-18.
Mulheres com até 25 anos, trabalham, de escola pública, nasceram mesma cidade onde estudam, 59% tem atividade remunerada, predomina renda inferior a R$ 3.000,00, 14,3% da UFPel faz estágio remunerado e na Unipampa 3,4%. Menos de 1/3 UFPel ingressaram por ampla concorrência, Unipampa passa de 50%. UFPel é significativa aos alunos locais e Unipampa é aberta aos de outros locais, recebe influências externas maiores para escolher curso, é atrativa e o curso é conveniente. Não há diferenças no pertencimento nem em relação aos tipos de ingresso.
Espera-se que os resultados possam contribuir para tecer novos rumos no currículo de graduações em turismo e para se vislumbrar o futuro de seus egressos, tanto no âmbito acadêmico como no profissional. O estudo não tem qualquer pretensão de esgotar o assunto. Novos estudos são oportunos, seja para replicar a presente investigação em outras universidades governamentais, seja para aprofundar o conhecimento do fenômeno.
KOBUS et al., Regional Science and Urban Economics, v. 52, p. 129-140, 2015. MCKENDRY et al. Nurse education today, v. 34, n. 5, 2014. MELLO et al. EccoS, n. 37, 2015. MTIKA, P.; GATES, P. Teaching and Teacher Education, v. 27, n. 2, 2011.PIMENTEL, T. D.; DE PAULA, S. C. Turismo Contemporâneo, v. 2, n. 1, 2014. RAUDUVAITĖ, A.; LASAUSKIENĖ, J. Procedia - Social and Behavioral Sciences, n. 83, 2013. ROSSATTO, C. et al.,2014. ROTS, I. et al. Teaching and Teacher Education, v. 26 , 2010.TRIGO, L. G. G. Estudos & Práticas, v. 4, n. 2, 2015. YU, B. et al Transportation Research Part A, v. 104, 2017.