Resumo

Título do Artigo

PERFIL DO EGRESSO EM ADMINISTRAÇÃO ESTUDO DE CASO EM UMA FACULDADE PARTICULAR MINEIRA.
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Palavras Chave

Perfil
Egresso
Empregabilidade.

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Rafaella Cristina Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras/UFLA/DAE
2 - Ana Carolina Rezende
FACULDADE PRESBITERIANA GAMMON (FAGAMMON) - Lavras
3 - Mariella Silva Souza
FACULDADE PRESBITERIANA GAMMON (FAGAMMON) - Lavras
4 - Marina Alvarenga Botelho
FACULDADE PRESBITERIANA GAMMON (FAGAMMON) - Lavras
5 - Denise Aparecida Hipólito Borges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia/Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A área administrativa abrange cargos de diversos níveis hierárquicos e contempla muitas possibilidades de atividades a serem exercidas, sendo estas de nível operacional, técnico e/ou gerencial. Esta versatilidade oferecida pela formação em administração é uma faca de dois gumes para os egressos. Ora estes podem se posicionar no mercado em cargos mais expressivos e com condições de trabalho mais atrativas, ora podem ser traídos pela formação generalista que, se aliada à falta de foco na formação e na construção de experiências profissionais, pode ocasionar em condições menos favorecedoras.
Qual é o perfil do egresso de administração de empresas? O objetivo principal deste artigo é caracterizar o perfil do egresso do curso de administração de uma faculdade particular de pequeno porte localizada no sul de Minas Gerais.
A formação produtivista e conservadora que a maior parte das universidades propõe aos administradores é ainda o perfil que o mercado delimita. O profissional crítico por vezes vai contra a norma produtiva e isso, pode ser prejudicial na manutenção de um emprego nas condições atuais nacionais. Até mesmo na ciência administrativa evidencia-se o volume grandioso de publicações acadêmicas produzidas pelos pós-graduandos, e nesta vasta produção a visão cartesiana e produtivista ainda é a mais visada (WOOD JÚNIOR et al, 2016).
Opta-se pela metodologia quanti-qualitativa, realizando análise descritiva de 70 questionários semiabertos disponibilizados na modalidade online. Os dados coletados foram tabulados em Excel. Há também a observância das ações institucionais para captação, retenção e formação dos alunos de administração, contribuindo (ou não) para a empregabilidade do egresso na área de formação.
Identificou-se que 80% dos respondentes são residentes na cidade de Lavras/MG, onde a referida faculdade se localiza. Há, em toda a história da instituição, participação de alunos de cidades vizinhas, uma vez que Lavras é considerada cidade polo educacional e de trabalho para sua microrregião. Verifica-se que a menor parte dos egressos respondentes atribui ao marketing institucional caráter de importância na escolha da faculdade. Nota-se que mesmo sendo uma instituição particular, a qualidade de ensino é atrativo secundário, e a busca por bolsa, atrativo primário.
Conclui-se que o perfil do egresso em administração é plural, bem como a percepção de sua formação e exercício profissional. Destaca-se a importância do desenvolvimento interpessoal na formação, que foi considerada crucial para a empregabilidade, fato que permite questionar a preocupação técnica de instituições de ensino. Além disso, os motivos descritos para a escolha da faculdade e do curso são contraditórios às campanhas de marketing institucional da faculdade em questão.
DEMAJOROVIC, Jacques; SILVA, Hélio Cesar Oliveira da. Formação interdisciplinar e sustentabilidade em cursos de administração: desafios e perspectivas. Revista de Administração Mackenzie – RAM. Vol. 13. nº 5. 2012. pgs 39:64. WOOD JÚNIOR et al> WOOD JÚNIOR, Thomaz, COSTA, Caio César Medeiros; LIMA, Giovanna de Moura Rocha; GUIMARÃES, Rosana Córdova. Impacto Social: Estudo sobre programas brasileiros selecionados de pós-graduação em administração de empresas. Revista de Administração Contemporânea – RAC. Vol. 20. nº1. 2016. pgs 21:40.