Resumo

Título do Artigo

MULTIVERSO BOOKSTORE: ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA UMA STARTUP NO MERCADO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
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Palavras Chave

e-commerce
estratégia de comunicação
negócios digitais

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Alexandre Nabil Ghobril
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciencias Sociais Aplicadas
2 - Luciana Sarkissian Dal Fabro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
3 - Maura Melo
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
4 - Nathalia Rocco
-
5 - Raphaella Gimenes Escudeiro
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo

Reumo

Grandes editoras do mercado de quadrinhos que atuam no país estão expandindo e trazendo uma maior variedade de títulos. Identificou-se então uma oportunidade no mercado brasileiro pela dificuldade de acesso pelos consumidores aos novos títulos, principalmente aqueles que estão longe das grandes capitais. Assim foi criada a Multiverso Bookstore, uma loja virtual especializada em mangás e quadrinhos. Foram analisados o posicionamento estratégico, o modelo de negócios e as estratégias e ações de comunicação para impulsionar as vendas, bem como as dificuldades inerentes a esse processo.
O mercado em análise é considerado um importante setor da economia criativa, fazendo parte de um mercado multimilionário onde as histórias tem saído das páginas de livros e gibis para se tornarem grandes sucessos nas telas de cinema. Procurando atender a demanda desatendida e negligenciada pelas grandes livrarias e lojas especializadas no setor de histórias em quadrinhos, a Multiverso Bookstore escolheu o modelo de e-commerce. A empresa iniciou suas operações com escolha de praça de atuação e negociações com editoras para redução do estoque e distribuição pelo correio.
Após a implantação do projeto foi possível implementar as primeiras ações de comunicação, particularmente ativação de campanhas em redes sociais e em comunidades de usuários e avaliar os primeiros resultados de operação do negócio. Constatado que os resultados de vendas foram aquém dos esperados, verificou-se que a raiz do problema era a baixa taxa de conversão de acesso em vendas, o que motivou a análise de estratégias de comunicação alternativas.
3 propostas foram definidas. A primeira foi promover publicações sobre os descontos da loja, suas pré-vendas, promoções e lançamentos através da criação de uma série de anúncios criados pela equipe de marketing da empresa para serem postados no perfil do Instagram e na página do Facebook da loja. A segunda proposta implementada foi criar promoções para datas festivas como Halloween no mês de outubro, Black Friday em novembro e Natal em dezembro. A terceira proposta, ainda a ser implementada, foi a decisão de participar dos principais eventos Geeks/Nerds das cidades de Santos e São Paulo.
A análise dos resultados permitiu identificar modelos e campanhas mais efetivas em termos de acesso e interesse dos consumidores. Houve maior interesse em conteúdo descontraído e leve ao invés de publicações com promoções ou apelativas à venda. Isso levou a uma nova visão e abordagem para a campanha de publicações na página no futuro. No entanto, mesmo com um fluxo maior de pessoas acessando o site, as conversões durante o período das publicações não subiram o suficiente para ser considerado satisfatório. Sendo assim, ficou evidente que são necessárias outras açoes de maior impacto.
Este trabalho retrata uma realidade enfrentada por muitas das empresas que ingressam em negócios digitais, suas dificuldades e desafios de definir a estratégia, o modelo de negócio, escalar a operação encontrando os instrumentos adequados para a comunicação com seus clientes-alvo. Entende-se que este relato pode servir de referência e aprendizado para empreendedores e acadêmicos.