Resumo

Título do Artigo

VALORES DOS ATRIBUTOS DE PASSAGENS AÉREAS NO MERCADO DE AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRO
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Palavras Chave

preços hedônicos
valoração de atributos
passagens aéreas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - MARIO DUARTE DOS SANTOS MACHADO
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Alexandre Mendes da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Daniel Reed Bergmann
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os atributos que determinam os atributos que influenciam a precificação dos preços das passagens aéreas das companhias aéreas no mercado doméstico de voos brasileiro. O assunto é relevante pois a elevação da renda da população desencadeou um crescimento de 10,3% ao ano no número de passageiros, que saltou de 71 milhões, em 2003, para 209,2 milhões, em 2014, de acordo (INFRAERO).
Problema de pesquisa: Quais são os preços implícitos dos atributos das passagens aéreas nacionais? Objetivo de pesquisa:Determinar empiricamente o valor e a importância relativa dos atributos nos preços das passagens aéreas disponibilizadas no mercado nacional.
A essência do método de preços hedônicos se fundamenta na premissa de que o preço de bem heterogêneos pode estar conectado com seus atributos e através da utilização equações econométricas, pode-se obter os a influência doa atributos individuais no preço de um bem específico (Trojanek (2016). Com isso pode-se estabelecer a importância relativa atribuída a cada atributo ao mesmo tempo em que se obtém o valor atribuído pelos consumidores aos atributos o que compõem (Fouto; Francisco 2010).
Regressão stepwise semilogarítmica (LOG-LIN) com base em banco de dados de 338.499 observaçõies (amostra de 4.400). Atendimento de todas as premissas de regressão como multicolinearidade, hetorocedasticidade - neste caso foi utilizado a regressão robusta para correção - , ausência de autocorrelação linear, normalidade dos resíduos e linearidade. O modelo final obtido possui um R2 de 45,3%, o que indica que o modelo captura cerca de metade da variação dos preços das passagens aéreas .
A constante do modelo, que é estatisticamente significante na regressão, indica que o preço-base do ticket aéreo deve ser R$ 2.029,99. Esse valor também captura a influência de eventuais variáveis que não estão incluídas de maneira explícita na equação de preços hedônicos encontrado neste estudo. Além disso também foram identificados os atributos impactam positivamente e negativamente os preços das passagens aéreas no mercado nacional.
A pesquisa desenvolvida buscou identificar, dentro de uma amostra de potenciais voos em rotas de grande demanda no mercado nacional, os atributos que podem contribuir para majorar os preços das passagens aéreas e aqueles que contribuem para que o preço seja menor. Os dois fatores resultantes com mais significância foram a compra online de bilhetes aéreos na modalidade dinheiro (cartão de crédito) e trechos voados sem escala. Os demais atributos podem ser interpretados ou como sendo de grande abrangência para cada passageiro ou não podem ser considerados significativos para os mesmos.
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