Resumo

Título do Artigo

CASO PARA ENSINO: VAMOS DEIXAR COMO ESTÁ! A DIFÍCIL TAREFA DE GERIR UMA COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL

Palavras Chave

cooperativa
catadores de material reciclável
autogestão

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Daiane Lima da Silva
-
2 - MARIA SALETE BATISTA FREITAG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE

Reumo

O Caso da Cooper Vera Cruz foi desenvolvido para propiciar aos alunos e professores uma discussão sobre os problemas cotidianos que uma cooperativa que pratica autogestão e os demais empreendimentos de economia solidária enfrentam. Além disso, espera-se que os alunos tenham contato com esse tipo de experiência de gestão alternativa.
O caso tem como objetivos: Apresentar aos alunos um modelo de gestão alternativo, a autogestão, e discutir sua filosofia; Mostrar a importância da autogestão para uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis e demais empreendimentos de economia solidária; Motivar os alunos a buscar uma discussão mais abrangente quanto ao dilema da cooperativa, que leve em consideração também as diversas dificuldades pessoais dos catadores de materiais recicláveis; Discutir sobre a percepção da identidade pessoal e profissional que os catadores possuem;
A principal fonte utilizada foi a observação participante do autor do caso durante três anos, de 20013 a 2016, período em que atuou com a Incubadora Social da UFG, no apoio a Cooper Vera Cruz. Foi realizada também uma entrevista pelo autor com a presidente da cooperativa em seu local de trabalho.
Economia Solidária, Cooperativismo, Psicologia Social e Gestão Social. É adequado também para cursos interdisciplinares que tratam de organizações coletivas e o processo decisório nas mesmas.
Barreto, R. de O., & Paula, A. P. P. de. (2009). Os dilemas da economia solidária: um estudo acerca da dificuldade de inserção dos indivíduos na lógica cooperativista. CADERNOS EBAPE. BR, 7(2), 200–213; Carmo, M. S. do, & Arruda, R. G. L. (2010). O Trabalho com Resíduos – Considerações Sobre Reconhecimento Social e Identidade Profissional de Classificadores. Revista de Gestão Social E Ambiental, 4(1), 178–194; Coelho, D. B., & Godoy, A. S. (2011). De Catadores de Rua a Recicladores Cooperados: Um Estudo de Caso Sobre Empreendimentos Solidários. Revista de Administração Pública - RAP.