Resumo

Título do Artigo

O Uso do Cartão de Crédito: há a influência do Valor da Marca e do Materialismo no Comportamento Impulsivo de Compra?
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Palavras Chave

Comportamento impulsivo
Valor da Marca
Cartão de Crédito

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Luis Adriano Rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Camobi
2 - Marta Olivia Rovedder de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

No presente estudo, pretende-se avançar na investigação da relação entre materialismo e as compras impulsivas com o uso do cartão de crédito, ao incluir a questão da influencia do valor da marca no processo de compra, uma vez que a existência de uma marca valiosa pode impactar no reconhecimento, no processo de informações para a tomada de decisão de compra e nas associações favoráveis a determinado produto (AAKER, 1996).
O presente estudo tem por objetivo verificar se o Valor da Marca e o Materialismo impactam no comportamento de compras impulsivas, assim como verificar se o materialismo e a compra impulsiva impactam no uso do cartão de crédito.
O cartão de crédito é considerado um instrumento que facilita as transações comerciais entre as partes, além de diminuir a insegurança do recebimento de moeda falsa. O acesso ao cartão de credito tem exercido forte influência sobre o estilo de vida e poder de compra (MENDES-DA-SILVA et al., 2012). As influencias que podem influenciar o comportamento de compra com o uso do Cartão de Crédito (C.C.) sobre o consumidor, são diversas, porém, no estudo de Oliveira e Ikeda (2004) os autores procuraram estabelecer relação entre a compra por impulso e o uso do cartão de crédito.
Nesta pesquisa, foi adotado o método survey. A coleta de dados foi realizada por aplicação de questionários de forma presencial (face-to-face). Como foco deste estudo, pretende-se analisar como a população do estado do Rio Grande do Sul utiliza o cartão de credito. Segundo o IBGE (2015) o Rio Grande do Sul possui 497 municipios, com cerca de 11,2 milhões de habitantes. Foram coletados 384 questionários completos, e mais 127 questionários somente do perfil dos respondentes totalizando 511 questionários. As análises se deram por Modelagem de Equações Estruturais, ANOVA, T e Cronbach.
O trabalho possui como objetivo principal verificar os fatores que podem influenciar no comportamento impulsivo de com o uso do cartão de crédito, onde hipóteses H1 (O valor da marca pode impactar positivamente no comportamento de compra impulsiva) rejeitada, H2 (O comportamento materialista pode impactar positivamente no uso do cartão de crédito) rejeitada, H3 (O comportamento materialista pode impactar positivamente no comportamento de compra impulsiva) confirmada, e H4 (O comportamento de compra impulsiva pode impactar positivamente no uso do cartão de crédito) Rejeitada.
- Foi possível verificar carga positiva e significativa para a influencia do comportamento de compra impulsivo com o constructo do uso do cartão de crédito, porém a significância não obteve valores satisfatórios para a confirmação dessa hipótese. - Apesar de tanto para o gênero masculino e feminino obterem índices de média abaixo de 3, os índices do gênero feminino são maiores que o masculino, havendo maior propensão para o comportamento de compra impulsivo, sendo que para os outros índices como renda, idade, escolaridade, dependentes e familiares, não foram significativos.
AAKER, David A.; JOACHIMSTHALER, Erich. Como construir marcas líderes. Bookman Editora, 2009. BADGAIYAN, Anant Jyoti; VERMA, Anshul. Does urge to buy impulsively differ from impulsive buying behaviour? Assessing the impact of situational factors. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 22, p. 145-157, 2015. RICHINS, Marsha L. Materialism, transformation expectations, and spending: Implications for credit use. Journal of Public Policy & Marketing, v. 30, n. 2, p. 141-156, 2011.