Resumo

Título do Artigo

Transferência de conhecimento: análise do tema na cadeia de suprimentos à luz da bibliometria
Abrir Arquivo

Palavras Chave

cadeia de suprimentos
Transferencia de conhecimento
bibliometria

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Carla Cristina da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras
2 - Marcos Paulo Valadares de Oliveira
-
3 - Mateus Frechiani Bitte
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Goiabeiras

Reumo

A transferência de conhecimento em diferentes dimensões da vida em sociedade destaca-se desde as últimas décadas do século XX. Um aspecto que é hoje objeto de crescente atenção diz respeito à indissociabilidade entre as dinâmicas cognitiva, informacional, inovativa e socioespacial (BATHELT; MALMBERG; MASKELL, 2004). Estudiosos (WHITEHEAD; ZACHARIA; PRATER, 2016; KHAN; NICHOLSON, 2014; HE; GALLEAR; GHOBADIAN, 2011;WU; CHENG; HUANG, 2010) corroboram que a transferência de conhecimento requer um remetente e receptor nos quais o conhecimento se move do remetente para o receptor.
No contexto deste trabalho, discutiu-se a transferência de conhecimento com o intuito de disponibilizar um quadro geral e ser um ponto de partida para pesquisadores e interessados no tema. O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o debate sobre o papel da transferência de conhecimento na cadeia de suprimentos. A contribuição pontual diz respeito em observar nos trabalhos como o tema está sendo tratada na cadeia de suprimentos.
A revisão da literatura mostrou um crescente interesse sobre o tema transferência de conhecimento na cadeia de suprimentos. Isto deve-se principalmente ao fato de que a troca de conhecimento em cadeias produtivas pode trazer subsídios para busca de melhoria de performance das empresas e da cadeia em si.
Este estudo foi realizado a partir de uma análise sistemática fundamentada em técnicas bibliométricas aplicadas em uma das principais bases de dados internacionais, a ISI Web of Knowledge/Web of Science. A utilização desta técnica contribui para mapear uma grande quantidade de trabalhos sobre o assunto e filtrar os periódicos e as publicações relevantes de modo a torná-los disponíveis como insumos para futuras pesquisas. Um total de 306 artigos entre os anos de 1991 a 2017 foram identificados e selecionados e sistematicamente analisados.
Este estudo pode servir de orientação para estudiosos que forem realizar suas pesquisas no referida campo de conhecimento, especialmente para um pesquisador que não está familiarizado com o assunto. Até o momento não se encontrou estudos que haviam realizado um mapeamento desta área de modo a fornecer informações estruturadas sobre, por exemplo, os trabalhos com alto fator de impacto, os trabalhos mais citados e as referências da área.
Percebe-se que a maioria dos estudos analisam a relação de transferência de conhecimento considerando a díade entre fornecedor e comprador. A transferência de fato facilita a criação de valor para uma organização sob a forma de melhor desempenho do parceiro da relação dentro da cadeia. A comunicação e confiança são destacados como um facilitador importante na transformação dos esforços de uma empresa e seu parceiro na troca de conhecimento
MODI, S. B.; MABERT, V. A. Supplier development: Improving supplier performance through knowledge transfer. Journal of Operations Management, v. 25, n. 1, p. 42–64, 2007. WU, G.; CHENG, Y.; HUANG, S. The study of knowledge transfer and green management performance in green supply chain management. Journal of Business, v. 4, n. 1, p. 44–48, 2010. WHITEHEAD, K. K.; ZACHARIA, Z. G.; PRATER, E. L. Absorptive capacity versus distributive capability. International Journal of Operations & Production Management, v. 36, n. 10, p. 1308–1332, 2016.