Resumo

Título do Artigo

AS DIFERENTES FACETAS DO CAFÉ. Um estudo sobre seu consumo e significados.
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Palavras Chave

CULTURA
RITUAL
CAFÉ

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Consumo, Sociedade e Materialismo

Autores

Nome
1 - Bárbara Johann Borges
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA)
2 - Olga Maria Coutinho Pepece
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
3 - Larissa Ruiz Golemba de Britto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - PPA
4 - Victor Galindo de Mello
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
5 - Deisy Cristina Corrêa Igarashi
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

O indivíduo está em constante processo de construção, uma vez que é continuamente confrontado com diversas identidades na vida contemporânea. Sob esse aspecto, atividades, muitas vezes, corriqueiras do indivíduo influenciam na prática de diferentes consumos, às quais podem ser compreendidas por meio de rituais. Os rituais consistem em ações que prescindem da utilização de objetos com significado simbólico o qual revela um domínio de pesquisas fértil para pesquisadores no campo da teoria da cultura de consumo e vem sendo utilizado para compreender os significados do comportamento do consumidor.
Assim, buscou-se nesta pesquisa, a partir dos elementos presentes nos rituais (ROOK, 2007), responder o seguinte problema de pesquisa: Quais os significados que consumidores atribuem ao café por meio das diferentes práticas de preparo e consumo da bebida? Para tanto ao buscar entender os significados de consumo do café, este artigo teve como objetivo identificar o papel desempenhado pelo ritual do consumo e explicar como os consumidores de café atribuem diferentes significados à bebida.
O artigo foi estruturado em introdução, seguido de referencial teórico acerca dos Rituais de consumo e o processo de construção de significado do café. Para isso, inicialmente foram descritos os principais autores acerca do ritual como: Rook (2007), Van Gennep (2011), Segalen (2002), McCracken (1986) e de Belk, Wallendorf e Sherry (1989), e Sherry (1983). Seguido do tópico de Cultura e consumo de comida e bebida com os autores: Barbosa (2007) e (2010), Carneiro (2005), Cappellini e Parsons (2012). E por fim, há o tópico que trata das principais publicações acerca do consumo de café.
A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa, de abordagem interpretativista, pois se configura a mais adequada para este estudo em vista do objetivo geral, que é o de descrever e não quantificar os significados que os consumidores atribuem ao café por meio das diferentes práticas de consumo desta bebida. Quanto ao recorte temporal, esta pesquisa é um estudo de corte transversal, pois a coleta de dados foi realizada em um determinado período no tempo. E a coleta dos dados primários ocorreu através de entrevistas semiestruturadas das quais foram guiadas por meio do referencial teórico.
O ritual refere-se a uma atividade expressiva bem como simbólica construída de múltiplos comportamentos que se dão numa sequência fixa e episódica, a se repetir com o passar do tempo. Sendo assim para identificar o significado que o consumo de café tem na vida dos entrevistados, foram destacados os significados do ritual de consumo por meio dos quatro componentes tangíveis relacionados ao ritual: 1. Artefatos; 2. Roteiro; 3. Representação do(s) papel (éis); E 4. Platéia. Dessa forma foi possível explorar aspectos como: história do uso, preparo, preferências e locais de consumo de café.
Os achados neste estudo buscou contribuir teoricamente com o conhecimento dos significados dos produtos consumidos por brasileiros (PINTO; LARA, 2011; CUPOLILLO; CASOTTI; CAMPOS,2013), bem como os estudos acerca do ritual (TEIXEIRA, 2014; QUINTÃO; BRITO; BELK, 2017; ARSEL; BEAN, 2013; KARABABA;GER, 2011).De forma geral, os resultados apontam que o significado do café retoma uma experiência do passado, assim pode-se afirmar que o consumo de café está atrelado a nostalgia.Sendo constantemente relacionado a um momento de prazer, e de socialização, mas também é consumido como estimulante, e outros
CARNEIRO, H S. Comida e sociedade: significados sociais na história da alimentação. História: Questões & Debates, v.42, n.1, p.71-80, 2005. CUPOLLILO, M. B. N.; CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D. Estudos de Consumo: um Convite para a Riqueza e para a Simplicidade da Pesquisa de Rituais Brasileiros. Revista ADM. MADE, v. 17, n. 3, p. 27-46, 2013. QUINTÃO, R. T.; BRITO, E. P. Z.; BELK, R. The Taste Transformation Ritual in the Specialty Coffee Market. Revista de Administração de Empresas, v. 57, n. 5, p. 483-494, 2017. ROOK, D.W. Dimensão Ritual do Comportamento de Consumo. 2007.