Resumo

Título do Artigo

Fatores Críticos de Sucesso para comercialização de tecnologias: estudo em universidades públicas de Minas Gerais.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Transferência de tecnologia
Comercialização de Tecnologias
Inovação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Thiago Bellotti Furtado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Biblioteca
2 - Andre Luiz Zambalde
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação
3 - JAQUELINE VARGAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - ADMINISTRAÇÃO
4 - Andre Grutzmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Ciência da Computação
5 - Everton Leonardo de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras

Reumo

Nos últimos anos tem ocorrido o aumento e a evolução de pesquisas relacionadas à comercialização de tecnologias em Universidades. Este é um processo complexo, que envolve além da simples concessão de licenças, transferência e/ou a venda de tecnologias. Para uma adequada compreensão e análise destas dimensões e de fatores a elas relacionados tem-se o “framework radar dos fatores críticos de sucesso para a comercialização de tecnologias em Universidades - FCS. O principal objetivo do presente trabalho é a análise e discussão do framework radar aplicado a Universidades Públicas de Minas Gerais.
Buscou-se investigar os fatores críticos de sucesso para a comercialização de tecnologias em Universidades públicas federais, sediadas no Estado de Minas Gerais. Para isto foi aplicado um questionário representativo de dimensões e fatores críticos junto a Onze instituições, as quais quatro responderam. Para cada fator (variável) foram criadas questões relativas as dimensões universitária. Ao final, tem-se a descrição das instituições e uma análise e discussão das respostas obtidas em cada Universidade.
As instituições tem dificuldade em realizar o autodiagnóstico de inovação para identificação de oportunidades relacionadas a produção e comercialização de tecnologias. Diante disso, na busca de respostas a esta situação-problema, tem-se a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os fatores de sucesso para comercialização de tecnologias em universidades?”.
Busca-se conhecer a realidade dos fatores que impactam a comercialização de tecnologia em universidades e contribuir para a geração de valor e inovação para a sociedade. Para isto, objetiva-se analisar e discutir dimensões e fatores críticos de sucesso, aplicando-se o “Framework Radar” junto às universidades. Trata-se de levar as instituições ao adequado planejamento visando otimizar a tomada de decisão relacionada a investimentos e atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Foi possível identificar, analisar e discutir os fatores de sucesso para a comercialização de tecnologias em quatro Universidades públicas. A dimensão mais crítica que obteve menor pontuação foi “Cultura e estrutura”. Considerando os fatores dessa dimensão, o que obteve menor pontuação foi “Formação para empreender”. Na média geral dos fatores, o que obteve menor pontuação foi o relacionado ao “Perfil empreendedor” no contexto das Universidades.
O instrumento de avaliação de fatores críticos de sucesso pode ser utilizado como mecanismo identificador dos pontos que necessitam de maior atenção no contexto da comercialização de tecnologias em Universidades públicas, servindo como uma ferramenta de auxílio para levantamento e conhecimento de indicadores (fatores) que devem ser aprimorados para gerar melhores estratégias de fomento e apoio à gestão, tomada de decisão e inovação.