Resumo

Título do Artigo

Gestão por competências em processos de internacionalização – o que aprendemos nos últimos 25 anos -
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão por competências
internacionalização
bibliometria

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Kelly Cristiny Chinelato Sacramento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - São Paulo
2 - Cesar Nagano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Instituto de Economia

Reumo

Internacionalização de empresas é um tipo particular de estratégia, que para gerar a vantagem competitiva esperada, necessita da gestão de uma série de competências organizacionais que a viabilizem. Entretanto, a literatura diverge tanto acerca das principais competências organizacionais e individuais necessárias para executá-la.
O objetivo dessa pesquisa é analisar a produção científica sobre gestão por competências em processos de internacionalização de 1992 a 2017. A partir da base ISI Web of Science realizou-se uma análise bibliométrica de 151 artigos, seguida de uma análise bibliográfica sobre os 35 artigos mais relevantes sem o viés temporal.
As competências podem ser compreendidas como a ação que combina e mobiliza as capacidades e os recursos tangíveis. As competências organizacionais necessárias à internacionalização variam conforme os motivadores estratégicos da expansão, bem como da linha teórica a eles associada. Por sua natureza, a visão baseada em recursos permite maiores desdobramentos teóricos do tangente às competências organizacionais, embora um quadro teórico sistematize as principais linhas teóricas da estratégia, os motivadores de internacionalização e a discussão de competências a eles associada.
Foram identificadas as expressões-chave, artigos, autores e periódicos mais relevantes acerca da temática. Identificou-se ainda uma predominância de artigos de natureza teórico-empíricos, sugerindo a não consolidação da teoria e, a partir da análise de palavras-chaves, pode-se perceber a tendência a utilização de “strategic management” como arcabouço teórico para estudos na temática, sendo que as principais referências utilizadas estão associadas à visão baseada em recursos.
Como resultados verificou-se que gestão por competências em internacionalização é um assunto de crescente interesse na literatura e que ainda há espaço para debate e desenvolvimento teórico: o baixo número de artigos publicados por cada autor, a dispersão das citações e de temas relacionados indica que não há consenso sobre um modelo ideal. Concluiu-se que a literatura indica uma tendência para campos de estudo ligados à gestão do conhecimento e à busca por vantagens competitivas sustentáveis através de inovação, ancoradas prioritariamente à teoria da estratégia.
Mills et al, 2002; Ruas, 2001; Fleury et al, 2008; Barney, 1991; Teece et al, 1997; Prahalad & Hamel, 1990; Ruas et al, 2005; Mills et al, 2002; Javidan, 1988; Dutra, 2017; McClelland, 1973; Le Boterf, 2003; Fleury & Fleury, 2001; Fleury et al, 2008; Zahara et al, 2000; Guedes & Borschiver , 2005.