Resumo

Título do Artigo

CUSTOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: um estudo na associação dos artesãos de Juazeiro do Norte
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Formação do preço de venda
Custos
Artesanato

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Patrícia Oliveira Pinheiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
2 - REBECA DA ROCHA GRANGEIRO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - Cícera Edna da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
4 - Carlos Leandro Soares Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Reumo

Muitas dificuldades e ameaças que afetam o sistema de produção artesanal estão relacionadas ao escasso conhecimento gerencial dos artesãos, dentre eles, é possível mencionar a dificuldade na formação de preços (VERGARA; SILVA, 2007). Para administrar preços de venda é primordial se conhecer os custos do produto (MARTINS, 2003). Justifica-se o exame dos custos no processo de fixação de preço no setor artesanal devido a carência de pesquisas sobre o tema. Além da contribuição científica, este estudo apresenta contribuição social, pois pretende aulixiliar os artesãos na gestão dos custos.
Problema de pesquisa: como ocorre a gestão dos custos para a determinação do preço de venda do artesanato produzido em madeira pelos artesãos da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte/CE? Os objetivos deste estudo são: i) identificar dados sócio-ocupacionais dos artesãos pesquisados, ii) investigar os custos de produção do artesanato em madeira pelos artesãos em estudo; iii) classificar os custos de produção artesanal em madeira; iv) investigar os fatores relacionados ao critério de custo utilizados na determinação dos seus preços de venda.
O referencial teórico está dividido em duas etapas, a primeira aborda aspectos relativos à formação de preço de venda baseada nos custos enfatizando que a sistematização e o conhecimento sobre os custos são imprescindíveis, visto que através deles é possível obter parâmetros ou mesmo um padrão de referência para realizar análises comparativas (PADOVEZE, 2006). Na segunda subseção é apresentada a atividade artesanal em Juazeiro do Norte, que se fortaleceu com o crescimento econômico da região a partir de 1890, devido à devoção ao Padre Cícero Romão Batista. (DELLA CAVA, 2014).
O estudo é de caráter exploratório descritivo, com utilização de abordagem quantitativa-qualitativa. O questionário utilizado possui 4 partes com questões de múltipla escolha, dissertativas e escala tipo Likert. Buscou-se infomações sócio-ocupacionais e sobre custos e formação de preço. A amostra foi composta por 43 artesãos, da tipologia de madeira, associados à Associação de Artesãos de Juzeiro do Norte. O questionário foi aplicado em formato de entrevista devido a escolaridade da amostra. Os dados numéricos foram analisados estatisticamente e os textuais a partir de análise de conteúdos.
A maior parte dos entrevistados destina entre 5 a 6 dias da semana, e 5 a 8 horas por dia em média de dedicação profissional. Foram identificados e classificados os principais custos de produção artesanal em madeira, estando bastante relacionados ao tipo de peça, local e forma de produção. Os custos apresentam relevância na formação dos preços de venda dos artesãos entrevistados, sendo estabelecidos a partir da fixação de mark-up pela maior parte da amostra por meio do conhecimento empírico. E o tempo gasto na produção das peças é um dos fatores considerado mais importante.
Os artesãos pesquisados possuem um nível de escolaridade elementar que os distancia dos métodos fundamentados no conhecimento sistematizado, utilizando conhecimentos obtidos ao longo do tempo dedicado à profissão. Suas peças possuem rico valor cultural, entretanto, notam-se fragilidades gerenciais. Considera-se que a maior dificuldade enfrentada está em não reconhecer todos seus custos, além de não obter o lucro desejado sobre o valor do custo de trabalho da sua mão de obra. A atividade artesanal é dotada de um sistema de produção diferenciado de uma indústria que desafia os próprios artesãos.
CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2010. DELLA CAVA, R. Milagre em Joazeiro. Tradução de Maria Yedda Linhares. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2003. PADOVEZE, C. L. Curso Básico Gerencial de Custos. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006. VERGARA, S.; SILVA, H. Organizações artesanais: um sistema esquecido na teoria das organizações. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 6, n. 3, p. 32-38, 2007.