Resumo

Título do Artigo

Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para Fins Pessoais no Ambiente de Trabalho Sob uma Perspectiva Bibliométrica e Sociométrica: Panorama da Produção Científica no Portal da CAPES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cyberloafing
Bibliometria
Sociometria

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Bibiana Giudice da Silva Cezar
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Paulo Vanderlei Cassanego junior
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

Atualmente, as TICs consistem em ferramentas elementares para o desenvolvimento das organizações. Entretanto, esse contexto de possibilidades traz consigo desafios: enquanto emergem novas oportunidades de negócios e processos, a linha tênue entre o profissional e o pessoal ou o adequado e o inadequado pode ser excedida, impactando a organização e seus integrantes. Nesse sentido, aponta-se o uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho, o ato de aproveitar-se do acesso a essas tecnologias durante o expediente para engajar-se em atividades não relacionadas a finalidades laborais.
Este estudo surgiu a partir do seguinte problema de pesquisa: Como se encontra o panorama atual de pesquisas científicas sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação para fins pessoais no ambiente de trabalho? Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a produção científica sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação para fins pessoais no ambiente de trabalho por uma perspectiva bibliométrica e sociométrica.
O uso das TICs para fins pessoais envolve o despendimento do tempo (cujos trabalhadores dispõem para cumprir suas demandas profissionais) ao desfrutar de tais tecnologias em práticas consideradas pela organização como alheias ao trabalho. De acordo com a literatura, tal comportamento pode manifestar-se através de diferentes práticas, suscitadas por diferentes antecedentes, que podem ser tanto organizacionais quanto individuais, e ocasionar diferentes consequentes, que podem ser negativos ou positivos. Assim como as organizações podem posicionar-se de maneira distinta quanto a esse uso.
A presente pesquisa, de caráter descritivo e abordagem quantitativa, utilizou-se como método uma combinação entre a bibliometria e a sociometria. Escolheu-se como plataforma de pesquisa o Portal de Periódicos da CAPES, selecionando os artigos a partir da opção busca avançada ao inserir diferentes terminologias utilizadas para referir-se ao uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho em inglês e português. Para a análise bibliométrica determinaram-se diferentes variáveis e para a análise sociométrica foram utilizadas métricas de análise de redes sociais com auxílio do software Gephi
Selecionaram-se 113 artigos científicos publicados entre 2001 até 2018, a maioria buscando investigar possíveis antecedentes do fenômeno. Constatou-se uma predominância de artigos empíricos e quantitativos com método survey. Verificou-se o periódico Computers in Human Behavior com maior número de publicações. Construiu-se uma rede de baixa densidade composta por 248 nós e 266 arestas na qual aponta-se V. LIM como a autora mais central. Identificaram-se 138 universidades, salientando-se a Nacional de Singapura e a De Las Palmas de Gran Canarias e 27 países diferentes, destacando-se os EUA.
Buscou-se contribuir para a literatura sobre o uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho proporcionando uma visão panorâmica, sob perspectiva bibliométrica e sociométrica, dos estudos já realizados com foco no tema em questão. Outrossim, tendo em vista que, dentre os 113 artigos analisados, somente dois foram escritos por autores brasileiros, almejou-se, sobretudo, incentivar a realização de estudos sobre o fenômeno em contexto nacional. Pode-se dizer que o uso das TICs para fins pessoais no ambiente de trabalho é um tema emergente e possui um campo de pesquisa próspero no Brasil
JANDAGHI, G. et al. Cyberloafing management in organizations. Iranian Journal of Management Studies, v.8, n.3, 2015. LIM, V. The IT way of loafing on the job: Cyberloafing, neutralizing and organizational justice. Journal of Organizational Behavior, v. 23, n. 5, 2002. RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de Redes para Mídia Social. Porto Alegre: Sulina, 2015. ROSTAING, H. La bibliométrie et ses techniques. Toulouse: Sciences de la société, n.38; Marseille: Centre de Recherche Rétrospective de Marseille, 1996.