Resumo

Título do Artigo

Dinâmica dos Setores Industriais na Integração da Amazônia: Análise Comparativa da Matriz Institucional de Porto Velho/RO e Manaus/AM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Integração
Amazônia
Matriz Institucional

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Creuza Gomes Batista
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho

Reumo

Este estudo versa sobre a dinâmica dos setores industriais na integração da Amazônia. Neste contexto surge à expectativa de novo desenho para a Amazônia Ocidental, em especifico para os municípios de Porto Velho, Rondônia e Manaus, Amazonas, advindo da recente estratégia institucional do Governo Federal em recuperar a BR-319, pois empiricamente aponta-se que está via apresenta um grau elevado de importância no processo de integração e desenvolvimento da Amazônia.
O objetivo geral é realizar análise comparativa da Matriz Institucional de Porto Velho/RO e Manaus/AM, a fim de buscar na Matriz Institucional explicativos para a diferença quanto ao potencial econômico e averiguar quais as relações entre os parâmetros da Matriz Institucional e a realidade local.A pesquisa busca responder a seguinte pergunta: Diante do novo modal na Amazônia Ocidental, via BR 319, como está consolidada a matriz institucional de Porto Velho e Manaus?
A pesquisa está fundamentada na Teoria Institucionalista que tem base no campo organizacional onde ocorre o espaço de trocas, não apenas as práticas e materiais, como as culturais e simbólicas.
Aplicou-se o Método de hipotético dedutivo, de abordagem quali-quantitativa.
Como resultado constatou-se que os municípios possuem matrizes institucionais estruturada, porém, Manaus apresenta-se mais avançada ao instituir-las antes que Porto Velho.
Conclui-se que a integração da Amazônia via BR 319 trará benefícios aos municípios, ao passo que as regras formais já estão desenhas e as informais poderão ser estimuladas pelas observações das práticas dos envolvidos.
AGUILAR FILHO, Hélio Afonso; FONSECA, Pedro Cezar Dutra. Instituições e cooperação social em Douglas North nos intérpretes weberianos do atraso brasileiro. Revista Estudos Econômicos, v. 41, n. 3, jul./set. 2011. ALÉSSIO, Bianca Cristina; ROVER, José Oscar. O desenvolvimento regional como processo de encadeamento de dinâmicas organizativas e trajetórias tecnológicas: o caso da região oeste catarinense. REDES, volume19, número3. Santa Catarina do Sul, 2014. CAVALCANTE, F.R.C. Análise da desigualdade regional no estado de Rondônia à luz da teoria institucionalista de Douglass North. Tese (Dout