Resumo

Título do Artigo

POLÍTICAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO NAS INDÚSTRIAS EM RONDÔNIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Teoria Institucional
Competitividade Industrial
Políticas de incentivo

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Creuza Gomes Batista
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho

Reumo

O Estado de Rondônia, cenário deste estudo, quando comparado aos grandes centros econômicos do Brasil, apresenta baixo índice no desenvolvimento inovador. Nesse contexto, a presente pesquisa parte do pressuposto de que há necessidade de estratégia que proporcione a melhoria do desempenho de inovações como impulsionadores do desenvolvimento das indústrias em Rondônia.
Objetivo geral analisar o quanto as políticas de incentivo à inovação são conhecidas e utilizadas pelas indústrias rondonienses; e traz três específicos, a saber: Levantar o cenário atual das indústrias do Estado de Rondônia (1); identificar o nível de conhecimento e utilização das principais políticas de incentivo à inovação nas indústrias (2); e, oferecer idealizadores considerados proficientes para elaboração de políticas estratégicas para a competitividade industrial rondoniense (3). Diante do exposto, a questão mobilizadora desse estudo é: qual o nível de conhecimento e utilização de polí
Elegeu-se a Teoria Institucional como base da pesquisa, pois entende-se que na institucionalização ocorre sempre que houver uma tipificação recíproca de papéis e ações rotineiras por tipos de atores. Institucionalizar regras, por exemplo, é torná-las habituais e rotineiras. Segundo Rezende (2013), na Teoria Institucional as instituições funcionam como conjunto de regras e estímulo ao comportamento onde os indivíduos buscam elevar ao máximo as suas utilidades a partir da construção de procedimentos para simplificar o processo de interação.
Aplicou-se Método de Análise de Conteúdo, de abordagem quali-quantitativa; A pesquisa foi realizada em duas etapas, a saber: a primeira para identificar as principais políticas de incentivo à inovação e a segunda para analisar a o quanto essas políticas são conhecidas e utilizadas pelas indústrias de Rondônia. Para isso, utilizou-se dados de dados primários e secundários.
Como resultado identificou-se que a distribuição espacial das indústrias em Rondônia ocorreu de forma desordenada (1); Identificou-se baixos índices de conhecimento e utilização de política de incentivo a inovação (2); e, percebeu-se que a elaboração de políticas públicas são desafios impostos aos dirigentes públicos, pois a esses cabe perceber, compreender e selecionar as demandas da sociedade (3).
Conclui-se que baixos índices de conhecimento e utilização comprometem negativamente o desempenho das atividades industriais. Esta tarefa interessa a administradores públicos compromissados com o desenvolvimento e fortalecimento das indústrias rondoniense.
BOTELHO, A. Inno-policy trendchart: innovation policy progress report – Brazil 2009. União Europeia, 2010. Disponível em: . CAVALCANTE, Fábio Robson Casara. Análise da desigualdade regional no estado de Rondônia à luz da teoria institucionalista de Douglas North. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Belém, 2011.