Resumo

Título do Artigo

Percepção dos profissionais quanto às práticas de TD&E adotadas em organizações públicas brasileiras
Abrir Arquivo

Palavras Chave

treinamento, desenvolvimento e educação
práticas
organizações públicas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - Lana Montezano
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
2 - Fernanda Drummond Ruas Gaspar
-
3 - Rafaela Marcolino El-Corab Moreira
-

Reumo

As áreas de gestão de pessoas passaram a ter um papel estratégico nas Organizações por serem responsáveis por garantir profissionais com o perfil necessário ao alcance dos objetivos estratégicos. Neste sentido, a área de Treinamento passa a ser um diferencial por viabilizar processos de aprendizagem aos profissionais para exercerem o trabalho com desempenhos bens sucedidos.
Este artigo visa apresentar a percepção de profissionais de Organizações Públicas Brasileiras, que atuam na área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) quanto às práticas adotadas na área, para verificar o alinhamento aos modelos conceituais existentes na produção científica.
A fundamentação teórica consiste na apresentação dos conceitos de TD&E, sua importância para as organizações e caracterizadas as principais práticas de TD&E, de acordo com a produção científica.
Foi adotado o método quantitativo, com aplicação de questionário eletrônico em 283 participantes, por amostragem não probabilística, e os dados foram analisados com estatística descritiva.
Os principais resultados foram: os profissionais de TD&E não possuem formação específica para atuar na área; as práticas são realizadas principalmente por profissionais da área de gestão de pessoas; as práticas menos adotadas são ROI e gamificação e as mais realizadas são Logística do treinamento, Facilitação do treinamento e ANT, apesar de serem realizadas por meio de solicitação de cursos pelos profissionais, sem uma avaliação sistemática das necessidades ao alcance dos objetivos organizacionais.
Observou-se que os modelos de ANT e Planejamento Instrucional desenvolvidos mais recentemente na literatura não estão sendo adotados pelas organizações. Os participantes da pesquisa indicaram preferência por se aperfeiçoar por meio de cursos e treinamentos de curto prazo, com abordagem teórica e prática, e principalmente em temas de Avaliação de resultado de treinamento, Planejamento Instrucional, e Universidade Corporativa. Recomenda-se necessidade de maior aproximação entre a academia e organizações públicas para efetivação das práticas de TD&E, com base em estudos científicos.
Aguinis, H., & Kraiger, K. (2009). Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474. Bell, B. S.,Tannenbaum, S. I.,Ford, J. K., Noe,R. A., & Kraiger K.(2017).100 Years of Training and Development Research: What We Know and Where We Should Go. Journal of Applied Psychology,1-19. Malvezzi, S.(2015).The history of training. In:K. Kraiger, J. Passmoore, N. R. Santos, & S. Malvezzi. The Wiley Blackwell Handbook of The Psychology of Training, Development, and performance improvement. Volume 1(pp. 12-31).Chichester.