Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE CAPACIDADES DINÂMICAS E STAKEHOLDERS NAS UNIVERSIDADES: REVISÃO DA PRODUÇÃO INTERNACIONAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

capacidades dinâmicas
stakeholders
universidade

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Corporativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - IARA REGINA DOS SANTOS PARISOTTO
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração
2 - Sheila Patrícia Ramos Beckhauser
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
3 - Rafaele Matte Wojahn
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis - PPGCC

Reumo

A universidade é uma organização complexa que apresenta maior número de stakeholders quando comparadas a organizações tradicionais (MAINARDES et al., 2010), que exercem influência sobre ela. Portanto, é necessário entender quem são os atores que influenciam na universidade. Além disso, a abordagem das capacidades dinâmicas pode vir a contribuir para a gestão da universidade. Visto que as universidades necessitam explorar seus pacotes de recursos de modo a configurar novas oportunidades ou fortalecer seus recursos únicos e difíceis de reproduzir de modo superior as IES concorrentes.
A compreensão das capacidades dinâmicas e dos stakeholders no contexto universitário se dá por ambos influenciarem a forma com que as universidades competem. Dessa forma, destaca-se a necessidade de ampliação do conhecimento sobre a temática, uma vez que as pesquisas relacionando capacidades dinâmicas, stakeholders e gestão universitária ainda se encontram incipientes. Destarte, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma revisão da produção internacional acerca da relação entre capacidades dinâmicas e stakeholders na universidade.
As organizações que estão determinadas a sobreviver e a manter uma vantagem competitiva sustentável devem se adaptar rapidamente a mudanças contínuas. E este requisito também é exigido das universidades. As universidades não têm capacidade para responder às necessidades sociais com rapidez, eficiência, eficácia e qualidade. As mudanças no meio ambiente e as demandas sociais requerem que as universidades implementem um processo de mudança de melhoria contínua e a criação de capacidades dinâmicas (GALLARDO; NAVARRO, 2003).
Propõe-se a realização de uma pesquisa bibliométrica, de objetivo exploratório-descritiva, de procedimento documental, em top journals internacionais que versem sobre o tema de pesquisa, a fim de compreender as possibilidades existentes que permeiam a relação entre as capacidades dinâmicas e os stakeholders no contexto da universidade. Além disso, realizou-se uma análise de redes por tema para verificar a existência de redes e significância dos autores sobre os temas: capacidades dinâmicas, universidades e stakeholders.
Por meio da bibliometria foram encontrados 67 estudos, dentre as quatro buscas realizadas nas cinco bases de dados selecionadas. Entretanto, a falta de entrosamento entre os três temas deste estudo fez com que a maior parte dos artigos fosse descartados, resultando apenas em 04 estudos selecionados para a análise. Diante disso, identificou-se uma lacuna teórica e empírica a ser explorada em estudos futuros.
Os artigos encontrados evidenciaram a exploração das capacidades dinâmicas quase que de maneira indireta, em que os estudos apresentaram com maior ênfase a relação entre a instituição universidade e os stakeholders. Acredita-se que a relação entre os três temas torna-se pertinente por que por meio deles há um maior entendimento das questões que permeiam a estratégia, bem como, direcionamentos em relação a eficiência em gestão das universidades.
DONALDSON, T.; PRESTON, L. E. The stakeholder theory of the corporation: Concepts, evidence, and implications. Academy of Management Review, 1995. LYNCH, R.; BAINES, P. Strategy development in UK higher education: towards resource‐based competitive advantages. Journal of Higher Education Policy and Management, 2004. NAVARRO, J. R.; GALLARDO, F. O. A model of strategic change: Universities and dynamic capabilities. Higher education policy, 2003. TEECE, D; PISANO, G. SCHUEN, A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, 199