Resumo

Título do Artigo

PRETENSÃO EM INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DOS VALORES E DOS FATORES MOTIVACIONAIS
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Palavras Chave

Ensino Superior
Valores
Fatores Motivacionais

Área

Marketing e Comportamento do Consumidor

Tema

Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

Autores

Nome
1 - RAMON SILVA LEITE
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - SEBASTIAO ALEIXO DE SOUZA FILHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Faculdade de Letras
3 - Fernando Lopes Coutinho
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Arcos

Reumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou compreender a importância dos valores individuais e de outros fatores como influenciadores dos alunos secundaristas do município mineiro de Lagoa da Prata/MG no reconhecimento da necessidade de ingresso no ensino superior como a porta de entrada para seu mundo adulto e, consequentemente, para o seu mundo profissional.
O objetivo principal é analisar quais fatores influenciam os alunos do ensino médio do município de Lagoa da Prata/MG no reconhecimento da necessidade de cursar o ensino superior, buscando entender a influência das condições socioeconômicas nesta intenção e, conhecido o número de alunos em cada grupo de pretensão, as diferenças de valores e dos demais fatores influenciadores, de acordo com a natureza administrativa das instituições e com o intuito de ingressar ou não no terceiro grau de ensino.
Blackwell, Miniard e Engel (2005), ao dividiram o processo de decisão de compra do consumidor em etapas, apontam o reconhecimento da necessidade como a primeira delas, enfatizando sua condição de raiz do consumo, por ser o estágio em que o consumidor assume a imprescindibilidade de um bem (ou serviço) em sua vida e se predispõe a obtê-lo. Destaca-se nesse processo, de acordo com os autores citados, a influência dos valores individuais e sociais nas escolhas que um indivíduo faz (p.223).
A pesquisa é de natureza quantitativa, do tipo descritiva e com amostragem não aleatória. Os dados foram coletados em uma survey, por meio de questionário estruturado, com questões focando tanto a avaliação socioeconômica dos entrevistados quanto os fatores que influenciam o comportamento deles. A análise de dados foi realizada nos softwares Microsoft Excel 2013 e SPSS 17, contando-se, também, com contribuições teóricas para sua consecução.
Os resultados da pesquisa permitem deduzir que, no reconhecimento da necessidade de ingressarem no ensino superior, os alunos sofrem, individualmente, influência tanto de sua situação socioeconômica, quanto de fatores intrínsecos e extrínsecos, bem como de seus valores individuais e sociais. Encontram-se diferenças de valores entre os alunos, de acordo com o tipo de instituição escolar frequentada, inexistindo diferença quando a comparação é feita entre os grupos de pretensão.
Analisando os fatores que influenciam os alunos do ensino médio no reconhecimento da necessidade de cursar o ensino superior, constatou-se que eles sofrem forte influência de sua situação socioeconômica, de fatores intrínsecos e extrínsecos e de seus valores pessoais, destacando-se Universalismo, Benevolência, Realização, Segurança e Autodeterminação. Esses resultados podem contribuir para uma melhor compreensão desse público potencial, auxiliando as IES na elaboração de suas estratégias.
Foram utilizadas 26 referências, entre livros, artigos, sites de órgãos públicos e consulta a dissertação e teses. Foram utilizados autores nacionais e internacionais, em busca de uma melhor compreensão dos assuntos abordados no artigo.