Resumo

Título do Artigo

CULTURA DE INOVAÇÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR AERONÁUTICO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Cultura
Micro e Pequenas Empresas

Área

Gestão da Inovação

Tema

Dimensões Humanas, Culturais e Sociais da Inovação

Autores

Nome
1 - Marcela Barbosa de Moraes
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - Departamento de Economia, Contabilidade e Administração
2 - MORJANE ARMSTRONG SANTOS DE MIRANDA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - EDSON APARECIDA DE ARAUJO QUERIDO OLIVEIRA
UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ (UNITAU) - ECA
4 - Ernani Marques dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Núcleo de Pós-Graduação em Administração

Reumo

O conceito de cultura da inovação tem atraído a atenção de numerosos estudiosos e profissionais de várias áreas do conhecimento. Estudos internacionais e nacionais têm sugerido que a união entre a cultura organizacional e a inovação contribuem para a sucesso e sobrevivência organizacional no longo prazo (Ahmed, 1998; Ferreira et al., 2002; Martins e Terblanche, 2003, Lin e Chen, 2007; Dobni, 2008; Godoy e Peçanha, 2009; Apekey et al., 2011; Bruno-Faria e Fonseca, 2014; Lee, Woo e Joshi, 2016).
A questão de pesquisa que norteou o trabalho foi: Qual é a percepção dos colaboradores das micro e pequenas empresas do setor aeronáutico e de tecnologia da informação sobre a cultura da inovação?
Para compreender melhor a evolução dos estudos e contribuir para o contínuo desenvolvimento do campo de pesquisa da gestão da inovação e a cultura, o marco teórico deste trabalho está relacionado com o trabalho de Dobni (2008). Para o autor, o processo de inovação tem sua origem nos comportamentos e atividades, dentro de uma cultura organizacional.
A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com método quantitativo. A população é composta por colaboradores de seis micro e pequenas empresas do setor aeronáutico e de tecnologia da informação, localizados em São José dos Campos e Salvador, respectivamente e a amostra probabilística foi de 80 respondentes. O questionário utilizado foi desenvolvido por Dobni (2008) e análise de dados foi dividida em 2 etapas: a análise de confiabilidade e a análise de caminho utilizando o SmartPLS.
Com a pesquisa, constatou-se que há o engajamento dos funcionários no processo de inovação. Eles interagem e contribuem para os resultados organizacionais e estão envolvidos em criar valor para o cliente. Todavia, na percepção deles, falta um ambiente propício para o aumento da criatividade e autonomia e eles não se consideram valorizados pelos seus superiores.
Pode-se concluir que os colaboradores das empresas analisadas percebem a cultura da inovação onde trabalham e que o estudo foi bastante enriquecedor, por ter produzido resultados que podem ser úteis tanto para pesquisas futuras sobre o assunto quanto para o desenvolvimento de novas soluções para o crescimento de MPE.
Dobni, C. B. (2008). Measuring innovation culture in organizations: the development of a generalized innovation culture construct using exploratory factor analysis. European Journal of Innovation Management, 11(4), 539-559.